A nova categoria que será disputada no Oscar a partir de 2026
Para além das 23 disciplinas atualmente contempladas pela premiação, um setor da indústria antes ignorado cavou seu lugar

Em 2026, o Oscar será um pouco diferente. Para além das 23 categorias já contempladas pela cerimônia, outra disputa entrará no páreo: a de melhor elenco, voltada para os profissionais responsáveis por compor o quadro de atores de um filme. Para oficializar a novidade, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irá realizar um evento nesta sexta-feira, 21, com debate entre as diretoras de elenco Carmen Cuba (Stranger Things), Julia Kim (Expatriadas) e Victoria Thomas (Era Uma Vez em… Hollywood).
A cerimônia ganhou título de Breaking the Oscar Ceiling: Casting Directors (“Quebrando o Teto do Oscar: Diretores de Elenco”) e acontecerá no Museu da Academia, em Los Angeles. A nova categoria foi primeiro anunciada em 2024 e é a primeira a ser criada pela organização desde 2001, quando surgiu a disputa de melhor filme animado após a estreia de Shrek.
Os diretores de elenco filiados à Academia já têm sua própria divisão interna desde 2013, e o número de membros fica por volta de 160. Após o anúncio original, o CEO Bill Kramer e a presidente Janet Yang comemoraram a conquista do setor em comunicado conjunto: “Diretores de elenco exercem um papel fundamental no cinema e, ao passo que a Academia evoluí, estamos orgulhosos de acrescentar esta às disciplinas que reconhecemos e celebramos. Parabenizamos os membros do ramo por esse marco animador e pelo compromisso e diligência ao longo do processo”.
Já a edição de 2025 ocorre na noite de 2 de março e será transmitida no Brasil pelos canais Globo e TNT e pelo streaming Max. Para além de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui, confira a lista completa de candidatos aqui.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial