A homenagem de Tom Cruise a Val Kilmer após morte do astro de ‘Top Gun’
Val Kilmer morreu nesta terça-feira, 1 de abril, em decorrência de pneumonia, 40 anos após ser alçado ao estrelato junto a Cruise

O ator Tom Cruise utilizou sua participação no evento CinemaCon nesta quinta-feira, 3 de abril, para homenagear o antigo colega de cena Val Kilmer, morto na terça-feira, 1, após um quadro de pneumonia. Ambos os atores foram alçados ao estrelato por Top Gun: Ases Indomáveis em 1986 e repetiram a parceria em Top Gun: Maverick (2022). Presente na convenção para promover Missão: Impossível – O Acerto Final, Cruise interrompeu o discurso publicitário para reconhecer o infortúnio.
“Gostaria de honrar um querido amigo meu, Val Kilmer”, disse o ator. “Não consigo expressar em palavras minha admiração pelo seu trabalho, nem minha gratidão ou a honra que senti quando entrei para o elenco de Top Gun e depois voltei para Maverick. Acho que seria muito legal se pudéssemos tomar um momento juntos, porque ele amava filmes e doou muito para nós. Vamos pensar sobre todos os momentos maravilhosos que compartilhamos com ele”, afirmou ao público da plateia, introduzindo assim um momento de silêncio em nome do colega. Para encerrar o discurso, Cruise também disse desejar o melhor para a “próxima jornada” de Kilmer.
A morte de Val Kilmer
Val Kilmer morreu aos 65 anos, após dez anos de luta contra o câncer na garganta que debilitou sua habilidade de falar e o afastou dos holofotes dos cinemas e teatros. Formado em Juilliard, uma das mais prestigiosas universidades de artes cênicas do mundo, ele impressionou o diretor Tony Scott nos bastidores de Top Gun, agregou profundidade ao personagem rígido que interpretava e assim desaguou em uma das carreiras mais marcantes do fim do século XX, interpretando ícones como Batman e Jim Morrison.
Maverick foi seu último trabalho em frente às câmeras. Na cena em que faz participação especial, Kilmer volta à pele do aviador Iceman, que também enfrenta uma doença terminal. Por meio de um dispositivo eletrônico que recita suas mensagens, o personagem estimula o protagonista a se arriscar. Sobre a filmagem da cena, Cruise já disse ter segurado lágrimas nos bastidores. “Foi muito emocionante, conheço Val há décadas. Ele é um ator tão poderoso que consegue instantaneamente voltar a ser aquele personagem”, contou no programa Jimmy Kimmel Live.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial