Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

A derrocada vertiginosa de Neil Gaiman após acusações de assédio sexual

Produções ligadas ao popular autor inglês estão sendo interrompidas depois que relatos de mulheres contra ele se tornaram públicos

Por Amanda Capuano Atualizado em 30 set 2024, 11h39 - Publicado em 30 set 2024, 11h30

A Disney interrompeu por tempo indeterminado a produção de uma adaptação do romance O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman, informou o jornal The New York Times. Segundo a publicação, as acusações de abuso sexual envolvendo Gaiman, que vieram a público recentemente, não teriam sido a única razão para a interrupção — mas foram, sim, apontadas por uma pessoa ligada ao estúdio como um dos motivos que embasaram a decisão.

Autor de dezenas de livros e quadrinhos populares, como The Sandman e Coraline — que viraram, respectivamente, série na Netflix e animação nos cinemas — o inglês tinha uma reputação ilibada na indústria, ganhou inúmeros prêmios e chegou a ser nomeado uma das 100 pessoas mais influentes de 2023 pela revista Time. A situação, no entanto, mudou com a efusão de denúncias contra ele.

Quais são as acusações contra Neil Gaiman?

As acusações contra Gaiman se acumularam nos últimos meses: no total, cinco mulheres fizeram denúncias de assédio sexual contra o autor, que teriam acontecido entre 1986 e 2022. Os relatos começaram a pipocar em julho, através do podcast Master: The Allegations Against Neil Gaiman, onde as supostas vítimas relataram situações como a cobrança de favores sexuais em troca de moradia, sexo por telefone sem consentimento, tentativas de beijos forçados e toques indevidos — uma delas, inclusive, disse que chegou a confrontar o autor, e que ele teria pagado a ela uma quantia que mais tarde percebera ser para abafar o caso. Ele, no entanto, nega qualquer irregularidade ou má conduta.

Desde que os relatos surgiram, as adaptações de Gaiman acabaram em um limbo de incertezas. Produção da Netflix, Garotos Detetives Mortos foi cancelada em agosto com apenas uma temporada, e sem maiores explicações sobre o motivo que levou à interrupção da história — Sandman, no entanto, segue em produção. Segundo a Variety, a terceira e última temporada de Good Omens, da Amazon, teria sido interrompida — Gaiman teria, inclusive, sugerido se afastar da produção em um primeiro momento para que a série seguisse em produção em meio à crise, noticiou o Deadline. Por enquanto, as adaptações envolvendo a obra do autor permanecem em um limbo de onde dificilmente vão sair.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.