A avaliação promissora de ‘O Agente Secreto’ na competição de Cannes
Longe de Kleber Mendonça Filho aparece bem posicionado em ranking que serve de termômetro para a disputa da Palma de Ouro

Um dos veículos mais tradicionais da crítica cinematográfica, a revista Screen divulga diariamente um ranking com os títulos mais bem avaliados do Festival de Cannes. Na lista desta terça-feira, 20, o brasileiro O Agente Secreto aparece empatado na segunda posição com o alemão Sound of Falling, ambos com uma média de 2,8 estrelas (a escala varia de 0 a 4). O líder, até o momento, é o drama histórico Two Prosecutors, do diretor ucraniano Sergejs Lozņica, com 3,1 estrelas.
A lista e uma espécie de termômetro para a Palma de Ouro, o prêmio mais importante do festival, já que agrega as avaliações de diversos veículos especializados e determina uma média para cada título. O ranking é atualizado diariamente, e muita coisa pode mudar ao longo do evento, conforme a exibição de outros títulos são feitas no festival. O brasileiro, no entanto, tem se destacado na crítica especializada internacional, e pulou de terceiro para segundo de ontem para hoje.
Protagonizado por Wagner Moura, o longa é ambientado em 1977, durante a ditadura militar brasileira — tema que também embala Ainda Estou Aqui, que fez história neste ano ao conquistar o primeiro Oscar do Brasil. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa é um thriller histórico baseado nas lembranças do cineasta, que tinha 9 anos no período em que a trama se passa. Antes de abraçar a ação do thriller político, no entanto, o filme mergulha lentamente o espectador em uma atmosfera paranoica, violenta e opressora, sem jamais citar o regime militar. Exibido neste final de semana no festival, o longa foi ovacionado por 8 minutos pela plateia que estava na sala, entre eles o cineasta e o elenco, assim como o júri que vai eleger o vencedor da Palma de Ouro deste ano, prêmio almejado pela produção brasileira.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial