A palavra é um abre-te-sésamo
A expressão abre-te sésamo é do conto Ali Babá e os Quarenta Ladrões, de As Mil e uma Noites. O tesouro dos ladrões está numa caverna que só se abre se a expressão for proferida. Me vali dela em Carta ao Filho para falar do poder da palavra, que tanto nos leva ao céu quanto ao […]
A expressão abre-te sésamo é do conto Ali Babá e os Quarenta Ladrões, de As Mil e uma Noites. O tesouro dos ladrões está numa caverna que só se abre se a expressão for proferida. Me vali dela em Carta ao Filho para falar do poder da palavra, que tanto nos leva ao céu quanto ao inferno.
Parece óbvio, mas não é. Só os poetas sabem disso naturalmente. Os outros precisam aprender que a palavra é o nosso maior tesouro, pois ela permite suspender a violência e redirecionar a vida.
nadinha
A Escola das Mulheres, de Molière, é uma peça cômica. Mas nela eu encontrei também um grande texto sobre o amor. Molière diz que o amor é um verdadeiro mestre, ensina a mudar hábitos e a ser o que nunca fomos, faz vencer obstáculos, transforma um avarento num homem generoso e torna ágil a alma mais pesada.