A amada é a mais bela das mulheres
O sol, que tudo vê, nada vê que possa se igualar à mulher amada, diz Shakespeare em Romeu e Julieta no século XVI. Quem ama o feio, bonito lhe parece, diz o ditado popular, que o ator, compositor e multi-instrumentista brasileiro Seu Jorge usou na canção Mina feia – tão simples quanto sabiamente. O amor […]
O sol, que tudo vê, nada vê que possa se igualar à mulher amada, diz Shakespeare em Romeu e Julieta no século XVI. Quem ama o feio, bonito lhe parece, diz o ditado popular, que o ator, compositor e multi-instrumentista brasileiro Seu Jorge usou na canção Mina feia – tão simples quanto sabiamente. O amor cobre a realidade com seu véu e é por isso que ele move o sol e as estrelas, como diz Dante na Divina Comédia.
nadinha
Os verdadeiros amantes se assemelham, porque é o amor da alma que liga um ao outro, segundo Octavio Paz em um grande ensaio sobre o sentimento amoroso, A dupla chama, que motivou minha entrevista com o autor publicada no livro A força da palavra . Os amantes pertencem, por assim dizer, ao mesmo gênero. Por isso, na Flauta mágica, Mozart os chamou de Papagueno e Papaguena.