Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Perda de aprendizagem ou atraso escolar devido à pandemia?

Não é possível ensinar equação do 2º grau no turno e querer “recuperar” o conhecimento sobre equação de 1º grau no contraturno

Por João Batista Oliveira Atualizado em 25 out 2021, 17h29 - Publicado em 25 out 2021, 11h49

O que aconteceu de fato com os alunos brasileiros nessa pandemia? Eles perderam o que haviam aprendido? Ou estão atrasados em relação ao ponto em que deveriam estar? Não se trata de um preciosismo de semântica – uma coisa é perder o que já tivemos, outra coisa é encontrar-se aquém de onde deveríamos estar.

No início da pandemia, junto com os pesquisadores Thaís Barcellos e Matheus Gomes, da consultoria IDados, publicamos uma revisão de mais de 700 artigos científicos sobre o tema. Desde então estava claro, pelo menos para nós, que o problema a ser enfrentado seria o de atraso, e não de perda. E mais em Matemática do que em Linguagem.

Nos últimos meses, tivemos oportunidade de aplicar testes-diagnóstico sistemáticos e abrangentes em vários municípios, confirmando o que a revisão da literatura científica vem confirmando há quase um século: pouco perdemos do que já sabemos, e isso vale ao longo da vida e também durante epidemias.

Tenho acompanhado o que vem acontecendo em algumas dezenas de municípios e o que vem sendo divulgado a respeito de suas iniciativas. Tenho acompanhado também as recomendações de instituições e especialistas. Parece que a ficha não caiu. As pessoas compram e vendem ilusões com enorme facilidade. Tudo isso é parte da fragilidade da formação dos nossos educadores – e dos nossos especialistas em educação.

Em um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo no dia 24 de outubro, apresento algumas reflexões sobre o tema. O que digo ali, em duas palavras: Primeiro, é difícil haver perdas, o que vemos é atraso escolar. Segundo, para recuperar as perdas são necessários diagnóstico preciso e intervenções adequadas no turno escolar, com foco nas disciplinas essenciais. É preciso recompor a base a partir de onde o aluno parou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.