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Por João Batista Oliveira
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As habilidades socioemocionais no contexto do ensino das disciplinas

A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta e até mesmo saudade da escola. Isso vale para os pais e também para as crianças e jovens. Quem diria!

Por João Batista Oliveira
3 ago 2020, 17h50

Este é o quarto post da série “Redescobrindo as funções da escola em tempos de Covid-19 (leia os anteriores aqui, aqui e aqui). 

A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta – ou até mesmo saudades – da escola. Isso vale para os pais, mas também para as crianças e jovens. Quem diria! Mas isso tem a ver com o tema tratado no post anterior e continuado neste: as escolas são instituições fundamentais para promover o desenvolvimento social e emocional das crianças e jovens. No futuro, poderão ser substituídas, inclusive pelo ensino à distância e o homeschooling. Mas por mais de 20 séculos elas têm conseguido cumprir esse papel.

Um estudo recente realizado pelo CDC – Center for Diseases Control dos Estados Unidos organizou as informações sobre esses aspectos importantes da ecologia da aprendizagem. Eis uma breve síntese:

. As escolas promovem um contexto para as crianças interagirem socialmente – o que é essencial para o desenvolvimento da linguagem, comunicação e habilidades sociais, emocionais e interpessoais.

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. Estando nas escolas, as crianças e jovens têm mais oportunidade de desenvolver e manter amizades, aprender a comportar-se em grupos, interagir com adultos fora de sua família.

. Também nas escolas as crianças e jovens têm acesso a sistemas de apoio que lhes permitem reconhecer e gerenciar suas emoções, estabelecer metas e lutar por elas, apreciar a perspectiva do colega, tomar decisões que levam a consequências.

. Esse contexto ajuda a formar conexões que geram uma segurança e estabilidade, e contribuem para o bem-estar.

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. A escola também promove, direta ou indiretamente, um mecanismo para regular o sono e as rotinas domésticas, bem como atividades físicas essenciais para o desenvolvimento de crianças e jovens.

. Tudo isso pode ser ainda muito mais relevante para crianças e jovens com dificuldades especiais e que encontram na escola recursos para apoiá-los de maneira mais eficaz.

Finalmente, a ausência prolongada da escola pode aumentar a exposição das crianças e jovens a situação de violência e risco. Casos de violência doméstica são frequentemente detectadas nas escolas mais do que em qualquer outro lugar. A merenda escolar também constitui, para muitas crianças, um complemento ou até mais de suas necessidades alimentares.

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