PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Coluna da Lucilia

Por Lucilia Diniz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um espaço para discutir bem estar, alimentação saudável e inovação

O futuro pertence aos curiosos

A busca do desconhecido nos faz evoluir

Por Lucilia Diniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 13h29 - Publicado em 26 fev 2021, 06h00

Gente bem-sucedida na vida e no trabalho costuma ser curiosa. Qualquer assunto lhe desperta o maior interesse. Pode reparar. Conte a uma dessas pessoas o que você faz e se prepare para uma enxurrada de perguntas. Diga que trabalha num banco, por exemplo, e ouça questões sobre o mercado financeiro: “Como é a composição da sua taxa de juros?”. Ou, se seu métier for a marcenaria: “Que cinzel você usaria para recuperar um móvel antigo de pau-brasil?”. Nem prestadores de serviço escapam. Quando alguém curioso manda consertar um eletrodoméstico, aproveita para indagar sobre seu funcionamento. “Como é mesmo que o micro-ondas esquenta a comida?” Diante de um curioso nato, todo mundo está sujeito a sabatinas.

Einstein, com aquela modéstia que só não era maior do que seu gênio, disse certa vez não ter nenhum talento especial, a não ser sua imensa curiosidade. Na realidade, não há limite para o tanto de conhecimento que podemos acumular. Todo assunto pode ser fascinante. Toda experiência é potencialmente preciosa. Afinal, nunca se sabe quando uma informação aparentemente aleatória ou irrelevante se mostrará decisiva em nossa trajetória.

Daí a importância de cultivarmos nossa curiosidade. Esse desejo intenso de conhecer e experimentar o novo é um dos principais ingredientes de qualquer história de sucesso. Ser curioso não ajuda somente a trazer realizações profissionais e financeiras. Mais importante é o efeito que a curiosidade tem sobre o desenvolvimento da nossa personalidade, o que só descobrimos quando nos dispomos a mergulhar em experiências diferentes, intimidadoras à primeira vista, mas incrivelmente recompensadoras. Sem um pouco de ousadia, corremos o risco de passar a vida inteira sem saber do que realmente gostamos.

“Nunca se sabe quando uma informação aleatória ou irrelevante se mostrará decisiva”

Falo por mim mesma: foi a curiosidade que me levou a aprender mais sobre alimentação e saúde. Por interesse próprio, fui entendendo como desconstruir receitas, como encontrar substitutos saudáveis para meus pratos favoritos, como montar dietas equilibradas. Minha curiosidade me presenteou com uma paixão e uma nova carreira. Permitiu também que eu acumulasse conhecimentos, os quais compartilho neste espaço. Estar aberta a novas experiências me ajudou a conhecer quem realmente sou.

Continua após a publicidade

Ser curioso também é fundamental para que possamos desenvolver nossa capacidade de enxergar e entender o outro. Quando nos deixamos guiar pelo cheiro do desconhecido, encontramos pessoas diversas, com culturas, histórias e filosofias de vida diferentes das nossas. Essas vivências são fundamentais, pois ninguém amadurece convivendo apenas com seus semelhantes. O contato com perspectivas variadas pode ser um encontro prazeroso ou um choque que provoca incômodo. Em ambos os casos, saímos maiores e melhores dessas experiências, amadurecidos e com o senso crítico mais apurado. Afinal, se não tivéssemos interesse em conhecer o que se passa na mente do outro, estaríamos eternamente condenados a repetir os hábitos de nossos antepassados. Sem curiosidade, não há evolução.

Preserve o brilho nos olhos diante do desconhecido. O futuro pertence aos curiosos.

Publicado em VEJA de 3 de março de 2021, edição nº 2727

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.