Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores

Rodrigo Garcia: ‘Reduzir ICMS é solução Tabajara e a conta vai chegar’

Ao Amarelas On Air, tucano acusa governo federal de criar cortina de fumaça para jogar nos governadores a culpa pela crise dos combustíveis

Por Clarissa Oliveira 7 jun 2022, 20h00

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, reforçou o coro dos chefes de Executivos estaduais contra as propostas do governo federal para reduzir a cobrança de ICMS sobre os combustíveis, na esperança de segurar o aumento dos preços nas bombas. Convidado desta semana do Amarelas On Air, programa de entrevistas de VEJA, Garcia acusou o presidente Jair Bolsonaro de criar uma “cortina de fumaça” para transferir aos governadores a responsabilidade pela crise no setor.

Segundo Garcia, o Estado de São Paulo vem dando sua contribuição para segurar os preços desde o ano passado, com medidas como o congelamento da alíquota incidente no diesel. Segundo ele, se quiser de fato segurar a alta dos preços, o governo deveria utilizar o lucro da Petrobras para financiar um subsídio aos combustíveis. 

 “Isso é uma cortina de fumaça. É querer transferir uma responsabilidade para quem não tem responsabilidade. Agora, como governador de São Paulo, São Paulo já está dando sua contribuição. Congelou o preço ICMS do ano passado. E o preço da gasolina e do diesel continuou subindo”, afirmou Garcia, apontando que esta é uma prova de que o problema não está no ICMS e sim na política de preços da Petrobras.

“Falar que vai reduzir a alíquota do ICMS? Isso é uma medida paliativa, uma solução Tabajara e a conta vai chegar. Porque muitas vezes, todo mundo gostaria de reduzir imposto. Mas se você não reduzir despesa do outro lado, é impossível você conseguir reduzir imposto.”

Continua após a publicidade

Garcia fez uma defesa intensa da privatização da Petrobras e afirmou que o Brasil paga o preço de permitir um monopólio de uma empresa com capital privado, barrando qualquer tipo de concorrência no setor.

Com apresentação desta colunista, o Amarelas On Air inspirou-se nas tradicionais Páginas Amarelas, que estampam a edição impressa de VEJA. A cada semana, o programa recebe um novo convidado, sempre um nome relevante da cena política e econômica. A entrevista é feita por uma bancada composta de jornalistas de VEJA e convidados. A edição com Garcia contou com a participação de Joelmir Tavares, repórter de Política da Folha de S. Paulo, e Christiano Panvechi, chefe de redação e âncora da Rádio Bandeirantes.

O Amarelas On Air é parte da estratégia digital de VEJA, que contempla a expansão da área de vídeo e de projetos multimídia. O programa estreou em setembro do ano passado e, desde então, recebeu grandes nomes da cena política e econômica do país. A entrevista está disponível no YouTube, Facebook e Twitter. Também possui versões para Instagram e LinkedIn.

Continua após a publicidade

Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o Amarelas On Air

YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/

Leia mais sobre o Amarelas On Air e sobre bastidores da política nacional em https://veja.abril.com.br/blog/clarissa-oliveira/

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.