Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 9,99/semana
Imagem Blog

Cidades sem Fronteiras

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.

Ensinamentos de Jan Gehl e Jane Jacobs motivam projeto em Limeira para criar bairro fácil, agradável e seguro

Chamada de Bairro da Gente, iniciativa ouviu moradores para planejar a reforma de uma área de 300 mil metros quadrados por parceria público privada (PPP)

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 22h52 - Publicado em 8 jul 2016, 08h02
Mapa do Bairro da Gente, a ser implantado em Limeira (Fotos Divulgação)

Mapa para moradores dizerem o que querem do Bairro da Gente, a ser implantado em Limeira (Fotos Divulgação)

Um projeto no interior de São Paulo batizado de Bairro da Gente pretende colocar em prática os ensinamentos de dois “papas” da vida urbana, a americana Jane Jacobs e o dinamarquês Jah Gehl. Jacobs é autora do livro Morte e Vida das Grandes Cidades, em que argumenta, entre outras coisas, que quanto mais movimentada é uma rua, mais segura ela se torna. Já Gehl em seu Cidades para Pessoas questiona por que a escala urbana é pautada mais pelos edifícios do que pela maneira como os moradores usam e vivem em cada espaço. A partir da combinação dessas duas visões, o projeto buscou criar um bairro pelo qual fosse fácil, seguro e agradável circular. A própria equipe de Gehl participou da elaboração do masterplan, que será implantado a partir de uma parceria público privada (PPP).

bairro_gente5

Continua após a publicidade

O local escolhido foi uma área de 300 mil metros quadrados em Limeira, cidade de 300 mil habitantes no interior paulista. O ponto de partida é um antigo aeroclube desativado, e a repaginação inclui melhorar ou criar 30 lugares deste perímetro, entre praças, terminais de ônibus, mercado e escolas.

Cidade de Limeira, no interior paulista

Cidade de Limeira, no interior paulista

Continua após a publicidade

Em conversa com o blog Cidades sem Fronteiras, dois dos autores do projeto, Iury Lima e Raouda Assaf, contaram o quanto o diálogo com a comunidade foi determinante para a definição do que fariam dali em diante. Em dinâmicas e conversas, ouviram, por exemplo, crianças e idosos dizerem sentir medo dos carros, receio causado pela alta velocidade com que transitavam. Para resolver isso, foram criadas calçadas largas priorizando o pedestre e vias mais estreitas para carros, cujo desenha obriga os motoristas a tirarem o pé do acelerador.

Além de incentivar deslocamentos a pé e de bicicleta, o projeto lançou mão de outras estratégias para aumentar a presença de pessoas nas ruas. O bairro é de uso misto, ou seja, com residências, comércio e serviços intercalados, e também de renda mista, para que não vire nem um Minha Casa Minha Vida nem um condomínio clube (embora preveja a construção de unidades do programa do governo federal). Houve ainda a preocupação de criar arquiteturas diferentes umas das outras, sempre no esforço de tornar a paisagem mais interessante e viva.

bairro_gente3

Continua após a publicidade

O Bairro da Gente faz uso ainda de uma técnica inovadora chamada “place branding”, que investiga a identidade e a vocação de um local a partir da colaboração dos moradores, criando neles um senso de pertencimento. No caso de Limeira, o trabalho foi feito pela starup Places for Us, a primeira agência brasileira especializada no assunto. Basicamente, sua tarefa é fazer com que espaços que poderiam ser insossos e ganhem definição e significado para se tornarem lugares que as pessoas gostem de frequentar.

O projeto está em fase de aprovação e as obras estão previstas para serem entregues em até dez anos.


Por Mariana Barros

>> Acompanhe o Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga no Twitter// E no Instagram

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 28% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.