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Cidades sem Fronteiras

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A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.

Depois do Itaú, Bradesco amplia estações de bikes compartilhadas, mas poucas agências e caixas eletrônicos têm bicicletários

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas estão se tornando cada vez mais comuns em diversas cidades brasileiras e curiosamente são os grandes bancos os principais patrocinadores dessa empreitada. O pioneiro na iniciativa foi o Itaú, que em 2011 implantou o Bike Rio, com estações de bicicletas que poderiam ser retiradas e devolvidas gratuitamente nos percursos de […]

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 04h15 - Publicado em 14 mar 2014, 15h46
Bikes do Bradesco Seguros em São Paulo, concorrentes das estações patrocinadas pelo Itaú

Bikes da Bradesco Seguros em São Paulo, concorrentes das estações patrocinadas pelo Itaú

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas estão se tornando cada vez mais comuns em diversas cidades brasileiras e curiosamente são os grandes bancos os principais patrocinadores dessa empreitada. O pioneiro na iniciativa foi o Itaú, que em 2011 implantou o Bike Rio, com estações de bicicletas que poderiam ser retiradas e devolvidas gratuitamente nos percursos de até uma hora. No ano seguinte e seguindo a mesma fórmula veio o Bike Sampa, em São Paulo, e depois Recife, Salvador e Porto Alegre.

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Desde dezembro, a Bradesco Seguros pedala no mesmo segmento, instalando estações na capital paulista. Nesta semana foram criados três novos pontos. Por enquanto, o projeto batizado de Ciclo Sampa ficará restrito a São Paulo, que já conta com quinze estações. O banco já prestava serviço aos ciclistas paulistanos desde 2009, quando firmou parceria com a prefeitura para atuar nas ciclofaixas, ciclovias improvisadas que funcionam aos domingos. Assistentes ficam próximos aos semáforos para orientar a travessia de pedestres, ciclistas e motoristas e há também mecânicos que prestam socorro gratuito.

Embora os bancos estejam investindo nas bikes, são poucas as agências e caixas eletrônicos que oferecem local para os clientes deixarem as bicicletas. A iniciativa poderia incentivar quem gostaria de usar a bike nas tarefas do dia a dia, mas deixa de fazê-lo por causa de dificuldades como  não ter onde estacionar.

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bikesampa

Bicicletas do programa Bike Sampa, patrocinado pelo Itaú (Bruno Namorato / SM2 Fotografia)

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