Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

CannabiZ

Por André Sollitto e Ricardo Amorim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades e reflexões sobre o mercado da cannabis legal, no Brasil e no mundo
Continua após publicidade

Sementes de cânhamo serão as novas queridinhas das dietas

Com gorduras saudáveis, proteínas, fibras, sais minerais e vitaminas, produto chega em breve ao mercado brasileiro de olho no filão dos alimentos funcionais

Por Ricardo Amorim Atualizado em 15 nov 2019, 15h21 - Publicado em 15 nov 2019, 15h12

A turma da chamada alimentação funcional vai ganhar em breve um novo ingrediente para colocar na despensa ao lado da chia, da quinoa e da linhaça. Cada um desses grãos já experimentou dias de glória como aliado número 1 das dietas. Pois chegou a hora das sementes de cânhamo (hemp seeds, em inglês) surgirem como o superalimento da vez. O cânhamo, para quem não sabe, é uma espécie de Cannabis cujos teores de THC, princípio psicoativo da planta, ficam abaixo de 0,3% da massa total.

Além de fornecer matéria-prima (CBD) para medicamentos, suas fibras podem ser usadas nas indústrias têxtil, petroquímica e da construção civil, enquanto suas sementes são apreciadas pelas propriedades nutricionais. De olho no filão, pelo menos duas empresas brasileiras que já atuam no ramo farmacêutico, importando medicamentos à base de Cannabis, devem lançar nos próximos meses produtos alimentícios com sementes de cânhamo.

Vencidas as barreiras legais e regulatórias, os produtos vão chegar ao mercado para competir no segmento conhecido como nutracêutico, que reúne alimentos com alguma propriedade terapêutica ou funcional sobre o organismo humano. Ainda que os benefícios para a saúde sejam superestimados pelos fabricantes, é inegável que são produtos saudáveis e com substâncias que ajudam de alguma forma no metabolismo. No caso das sementes de cânhamo, os entusiastas pregam sua superioridade nutricional sobre as todas as antigas queridinhas: 30% de suas calorias vêm das gorduras insaturadas e 25% são proteína. Possuem ainda todos os nove aminoácidos essenciais, são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. Cerca de 80% de suas gorduras totais são do tipo polinsaturado, o mais saudável, com boas doses dos ácidos graxos essenciais como o ácido linoleico (ômega-6) e ácido alfa-linolênico (ômega-3). Entre as vitaminas e minerais, entregam boas concentrações de vitaminas do complexo B, vitamina E, fósforo, potássio e magnésio.

Além do perfil nutricional, o fator novidade e o hype atual em torno da Cannabis devem ajudar a turbinar as vendas das sementes de cânhamo entre os fãs da nutrição funcional, frequentadores de academias e adeptos de dietas vegetarianas e veganas. Do ponto de vista cultural, será mais uma frente aberta pela planta para recuperar o seu status, há muito conhecido, mas arbitrariamente ocultado pelos anos de proibição.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.