Prepare-se, Galvão Bueno: o técnico Foda, da Áustria, vem aí
Sobrenome do treinador da Áustria promete agitar as redes sociais no amistoso deste domingo

VIENA – A internet já vive com grande expectativa o momento do encontro da seleção brasileira com a Áustria, neste domingo, em Viena, a partir das 11h (de Brasília). O motivo: o treinador da equipe da casa, Franco Foda. Não haverá como Galvão Bueno e companhia escaparem, este é realmente o sobrenome do treinador alemão, que faz sucesso à frente da seleção austríaca.
Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018
Desde que Foda assumiu o cargo, no fim de 2017, a Áustria venceu todas as suas partidas, contra Eslovênia, Luxemburgo, Rússia e até a atual campeã mundial Alemanha. O treinador de 52 anos já era uma figura conhecida dos torcedores brasileiros mais fanáticos – mais por causa do sobrenome do que por sua interessante carreira.
Foda foi zagueiro de grandes clubes de seu país, como o Kaiserslautern, Bayer Leverkusen e Stuttgart, e chegou a defender a seleção alemã em algumas oportunidades. No fim de carreira, se firmou no Sturm Graz, um dos clubes mais importantes da Áustria, onde esteve por quase 20 anos, entre jogador, assistente e treinador. No clube austríaco, chegou a dirigir seu filho, o meia Sandro Foda.
Jornalistas austríacos garantem que a pronúncia de seu nome é exatamente igual ao português. Portanto, se os narradores brasileiros usarem qualquer variação, será unicamente com o objetivo de evitar o constrangimento. Chamá-lo apenas de Franco pode ser uma saída a quem quiser evitar a palavra.