Sete amostras da longa e deslumbrante viagem do fotógrafo Sebastião Salgado por lugares que lembram o Dia da Criação
Neste fim de semana, a coluna oferece aos leitores a contemplação de sete escalas da longa e deslumbrante viagem empreendida por Sebastião Salgado por paragens que lembram o Dia da Criação. Ao longo de oito anos, o mais premiado e famoso fotógrafo brasileiro colheu milhares de imagens que eternizam maravilhas da natureza, bichos raros e […]

Neste fim de semana, a coluna oferece aos leitores a contemplação de sete escalas da longa e deslumbrante viagem empreendida por Sebastião Salgado por paragens que lembram o Dia da Criação. Ao longo de oito anos, o mais premiado e famoso fotógrafo brasileiro colheu milhares de imagens que eternizam maravilhas da natureza, bichos raros e gente que habita grotões isolados da civilização moderna. Depois de sucessivas triagens, 245 fotos foram reunidas no livro Genesis, uma síntese do mais recente trabalho desse brasileiro mundialmente admirado.
Nos trabalhos anteriores, Salgado concentrou-se no registro de seres humanos sobrevivendo ou agonizando em cenários devastados por guerras, pela fome e pelo desespero. “Fiquei tão abalado com o que vi que pensei em parar de fotografar”, diz esse mineiro de Aimorés na entrevista concedida ao programa Roda Viva que irá ao ar pela TV Cultura nesta segunda-feira, 16 de setembro. A desilusão foi substituída pela esperança quando começaram as incursões por paragens belíssimas e praticamente intocadas.
Expostas em Londres e no Rio de Janeiro, as fotografias incluídas em Genesis, à venda nas livrarias, chegaram neste mês a São Paulo. A exposição no Sesc Belenzinho se estenderá até 1° de dezembro. Confira abaixo sete amostras do que Sebastião Salgado qualifica de “uma viagem ao paraíso”.

Uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis ) navega no cenário do Rochedo de Puerto Pirâmides, a principal referência geográfica do litoral de Golfo Nuevo. Península Valdés, Argentina. 2004.

Vista da confluência do Colorado e do Little Colorado, a partir do território dos navajos. O Parque Nacional do Grand Canyon começa a partir daqui. Arizona. EUA. Abril, 2010.
88-Teureum, sikeirei é chefe do clã Mentawai. Este xamã está preparando um filtro para sagu, a partir das folhas do próprio saguzeiro. Ilha Siberut. Sumatra Ocidental. Indonésia.2008

Tipicamente, as mulheres da povoação zo’é Towari Ypy usam o urucum (Bixa orellana), o fruto vermelho do urucueiro, para colorir seus corpos. Também o usam para cozinhar. Pará, Brasil. 2009

Pinguins-de-barbicha (Pygoscelis antarctica ) sobre icebergs localizados entre as ilhas Zavodovski e Visokoi. Ilhas Sandwich do Sul. 2009.

Na região da bacia do Xingu, estado de Mato Grosso, um grupo de indígenas waurá pesca na lagoa Piyulaga, perto de sua aldeia. Mato Grosso, Brasil. 2005.