Mauro Paulino no Roda Viva: ‘Acredito que houve um grande amadurecimento após as manifestações de junho de 2013. As pessoas estão pensando mais em quem vão votar’
O convidado do Roda Viva desta semana foi o sociólogo Mauro Paulino, diretor-geral do Instituto de Pesquisa Datafolha. No programa, foram discutidos os possíveis rumos da sucessão presidencial depois da morte de Eduardo Campos e os resultados da primeira pesquisa eleitoral em que Marina Silva aparece com candidata. De acordo com Paulino, o segundo lugar […]

O convidado do Roda Viva desta semana foi o sociólogo Mauro Paulino, diretor-geral do Instituto de Pesquisa Datafolha. No programa, foram discutidos os possíveis rumos da sucessão presidencial depois da morte de Eduardo Campos e os resultados da primeira pesquisa eleitoral em que Marina Silva aparece com candidata.
De acordo com Paulino, o segundo lugar obtido pela substituta de Eduardo Campos reflete o descontentamento de boa parte da sociedade com os políticos convencionais. “Esse grande eleitorado de Marina está na classe média com escolaridade mais elevada e que participou das manifestações de junho”, justificou. Embora a candidata do PSB apareça 1 ponto percentual à frente de Aécio, o diretor do Datafolha acredita que a situação pode ser alterada até outubro. “Eu não diria que Aécio está fora do segundo turno. Marina é mais conhecida, mas o tempo de TV pode alterar o que se vê”.
A bancada de entrevistadores foi composta pelos jornalistas Fernando Rodrigues (Folha), Germano Oliveira (Globo) e Luiza Moraes (TV Cultura), pelo cientista político Fernando Abrucio e pelo comunicólogo Renato Meirelles, diretor do Data Popular.