Marcelo Smith de Vasconcellos, empresário da área de aparelhos auditivos: ‘Mais de 8 milhões de brasileiros têm deficiência’
Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, Marcelo Smith de Vasconcellos abandonou em 1998 o mercado financeiro para associar-se à Widex Brasil, gigante dinamarquês especializado em aparelhos auditivos. Hoje diretor-comercial do braço brasileiro da empresa que figura entre as cinco maiores do mundo no setor, Marcelo mostra nesta entrevista, dividida em duas partes, que o […]
Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, Marcelo Smith de Vasconcellos abandonou em 1998 o mercado financeiro para associar-se à Widex Brasil, gigante dinamarquês especializado em aparelhos auditivos. Hoje diretor-comercial do braço brasileiro da empresa que figura entre as cinco maiores do mundo no setor, Marcelo mostra nesta entrevista, dividida em duas partes, que o destino o colocou no lugar certo. Ele trata com especial entusiasmo dos avanços tecnológicos que podem melhorar a vida dos mais de 8 milhões de brasileiros afetados por algum tipo de deficiência auditiva.
https://videos.abril.com.br/veja/id/2c9f94b432d600050132e0b6abbe0d65?
https://videos.abril.com.br/veja/id/2c9f94b532d601a70132e0b221671233?
Terminada a gravação, Marcelo Smith de Vasconcellos respondeu a mais duas perguntas formuladas pelo site de VEJA.
O que é implante coclear?
É o único órgão artificial biônico implantado no corpo humano em larga escala até hoje. É um dispositivo que substitui a cóclea, parte do sistema auditivo sem a qual não é possível escutar. A meningite, por exemplo, destrói a cóclea, assim com outras doenças. Acidentes e lesões também podem comprometê-la. Este implante substitui a cóclea por uma biônica dentro do ouvido, e permite escutar normalmente. A solução também é indicada para quem tem problemas na cóclea desde o nascimento, e pode ser implantada inclusive em recém-nascidos. Não é uma cirurgia complicada ou de risco, mas é muito delicada e exige enorme precisão. Também é feito um acompanhamento pós-operatório até a ativação do implante, que ocorre cerca de um mês depois da cirurgia. Um dos problemas é que o implante coclear é visível. O transmissor fica preso com um imã do lado de fora da cabeça, conectado com implante dentro. Mas essa peça é removível. O benefício para quem usa é enorme. Depois da cirurgia, é possível levar uma vida normal, praticar esportes, fazer tudo.
Quanto custa um implante coclear?
Hoje, somente o implante custa R$ 70 mil. Essa quantia não inclui a cirurgia. Cada vez mais os planos de saúde cobrem tudo. Também é possível conseguir realizar o implante através do Sistema Único de Saúde. Muitos hospitais públicos estão credenciados para realizar o procedimento. Já foram feitos mais de 30 mil implantes deste tipo no Brasil. Só neste ano foram 750. A técnica começou a ser difundida por aqui há cerca de dez anos, mas a tecnologia vem sendo aperfeiçoada há mais de 20.