Imagens em Movimento: A metrópole engoliu as águas da versão tropical de Veneza
SYLVIO DO AMARAL ROCHA Uma história resumida de São Paulo é bem contada num documentário de 25 minutos. Entre Rios, de Caio Silva Ferraz, mostra a importância dos cursos d’água na formação da maior metrópole do país e descreve a trajetória que levou seus habitantes a afastar-se da paisagem original. Hoje a distância é tão […]

SYLVIO DO AMARAL ROCHA
Uma história resumida de São Paulo é bem contada num documentário de 25 minutos. Entre Rios, de Caio Silva Ferraz, mostra a importância dos cursos d’água na formação da maior metrópole do país e descreve a trajetória que levou seus habitantes a afastar-se da paisagem original. Hoje a distância é tão grande que os paulistanos ignoram que ruas e avenidas no coração da cidade escondem córregos e riachos sepultados pelo asfalto.
Fruto do trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Audiovisual no SENAC feito em conjunto por Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini, o filme, que reúne depoimentos de pesquisadores e imagens de arquivo, é narrado em off – o que pode causar estranheza nos minutos iniciais. Flutuando sobre rios, o documentário, finalizado em 2009, descreve o turbilhão de transformações que acabou confinando em guetos o passado de São Paulo.
Antes que o colosso fluvial fosse reduzido a quase nada, a abundância de peixes permitia que fossem fornecidos gratuitamente à população. Essa agonia é detalhada na reportagem Tem um rio no meio do caminho, da jornalista Branca Nunes, que conta a história dos mais de 300 rios e córregos que faziam de São Paulo uma versão tropical de Veneza. O texto é ilustrado por um mapa dos cursos d’água que foram enterrados vivos.
“De todas as obras de arte da humanidade, a cidade é a principal delas. Felizmente, é uma obra de arte aberta e inconclusa”, diz Alexandre Delijaicov, professor da Eca USP, num dos depoimentos incluídos em Entre Rios. Delijaicov discorre sobre os caminhos possíveis para a reinvenção da cidade. Esse é um dos muitos temas do filme que convidam a demoradas reflexões. Pense nisso.
[vimeo 14770270 w=480 h=295]