Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Almanaque de Curiosidades

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Para quem quer ir além da notícia no mundo da ciência e tecnologia

Fóssil de dinossauro do porte de um border collie é descoberto nos EUA

Com pernas longas e pés grandes, ele escapava de predadores e beliscava plantas rasteiras nas planícies do que hoje é o oeste americano.

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 jul 2025, 14h15

Muito antes das aves surgirem, um pequeno dinossauro de corpo esguio e pernas ágeis corria pelas paisagens úmidas do que hoje é o Colorado, nos Estados Unidos. Medindo cerca de dois metros de comprimento – sendo metade disso só de cauda – e com uma altura próxima à de um border collie, ele é a mais nova espécie reconhecida pela ciência: Enigmacursor mollyborthwickae.

A descoberta foi publicada na revista Royal Society Open Science e acaba de ganhar um lugar de destaque no Museu de História Natural de Londres. É o primeiro novo dinossauro a integrar o acervo permanente da instituição desde 2014.

Como era esse corredor do Jurássico?

Apesar de longo, o dinossauro tinha um porte leve e uma estrutura corporal que o tornava veloz. As pernas traseiras compridas e os pés grandes sugerem que ele era ágil até em terrenos instáveis. Herbívoro, provavelmente se alimentava de samambaias e outras plantas baixas. Caminhava sobre duas patas e, com seus braços curtos, podia ajudar a levar a comida até a boca.

Os pesquisadores estimam que o animal era jovem, já que partes de sua coluna ainda não estavam totalmente fundidas. Isso indica que ele poderia crescer mais ao longo da vida, embora o tamanho adulto exato ainda seja desconhecido.

Representação artística do Enigmacursor mollyborthwickae, dinossauro ágil e herbívoro que viveu no período Jurássico no que hoje é o oeste dos Estados Unidos.
Representação artística do Enigmacursor mollyborthwickae, dinossauro ágil e herbívoro que viveu no período Jurássico no que hoje é o oeste dos Estados Unidos. (Museu de História Natural de Londres,/Reprodução)
Continua após a publicidade

Do comércio ao museu

Os fósseis foram encontrados entre 2021 e 2022, em uma propriedade privada no Colorado, e chegaram a circular no mercado de venda de fósseis. Chamaram a atenção da equipe do Museu de História Natural de Londres, que conseguiu adquirir o esqueleto graças ao apoio financeiro de Molly Borthwick, filantropa e patrocinadora de projetos científicos ligados à paleontologia. Como forma de agradecimento, os pesquisadores batizaram a espécie com seu nome.

Inicialmente, os ossos foram associados a um dinossauro já conhecido, o Nanosaurus, descrito com base em fósseis antigos e incompletos. Mas análises mais detalhadas mostraram que aquele material não sustentava a classificação. Assim, os cientistas criaram um novo gênero: Enigmacursor, que significa “corredor enigmático”.

Importância dos pequenos fósseis

A maioria das descobertas paleontológicas costuma destacar os gigantes do passado — como o Diplodocus ou o Stegosaurus, também encontrados na Formação Morrison, de onde veio o Enigmacursor. Mas essa nova espécie mostra que os pequenos dinossauros ainda guardam surpresas importantes para a ciência.

Os autores do estudo acreditam que muitos esqueletos semelhantes ainda estejam guardados em coleções de museus ou até soterrados, à espera de novos olhares. Enquanto isso, o ágil Enigmacursor mollyborthwickae já conquistou seu espaço entre os dinossauros conhecidos, ajudando a reconstituir a rica biodiversidade do Jurássico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.