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Almanaque de Curiosidades

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Detalhe na virilha do Homem Vitruviano pode resolver mistério de 500 anos

Nova análise sugere que Leonardo da Vinci usou uma forma geométrica oculta para definir as proporções do corpo humano em seu desenho mais famoso

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 out 2025, 13h40 - Publicado em 28 out 2025, 10h00

Por mais de cinco séculos, o Homem Vitruviano; o célebre desenho de Leonardo da Vinci que representa o “homem ideal” dentro de um círculo e um quadrado; intrigou pesquisadores.

As proporções da figura, com braços e pernas abertos em diferentes posições, pareciam perfeitas demais para serem fruto apenas da observação. Agora, um novo estudo propõe uma explicação surpreendente para esse cálculo milimétrico.

O que há de especial na virilha do desenho?

Segundo a análise, publicada na revista Journal of Mathematics and the Arts, o segredo estaria em um triângulo formado entre as pernas da figura. Ao observar atentamente a ilustração, o pesquisador responsável notou que o espaço entre os pés e o umbigo segue proporções quase idênticas às de uma figura geométrica perfeita — o triângulo equilátero.

Esse formato teria sido usado por Leonardo para equilibrar o corpo dentro do círculo e do quadrado, criando uma harmonia visual que antecipou descobertas matemáticas que só seriam formalizadas séculos depois.

O que esse triângulo pode revelar sobre Da Vinci?

A descoberta sugere que Leonardo não se guiava apenas pela arte, mas também por uma intuição matemática extraordinária. Ele teria percebido, por conta própria, que o corpo humano obedece a proporções universais, repetidas em estruturas da natureza, como cristais, conchas e plantas.

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Embora o conceito só tenha sido descrito oficialmente no século XIX, Da Vinci pode ter intuído que o equilíbrio do corpo humano depende dessas mesmas leis de simetria. Sua genialidade, portanto, teria unido biologia, geometria e estética muito antes da ciência moderna fazer o mesmo.

Por que essa teoria chama tanta atenção?

A pesquisa oferece uma nova resposta a um dos maiores enigmas da história da arte. Durante séculos, acreditou-se que o Homem Vitruviano seguia a chamada “proporção áurea”, a famosa regra da beleza perfeita. Mas as medidas não coincidiam exatamente. O triângulo oculto, por outro lado, explica por que as linhas do desenho se encaixam com tamanha precisão.

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