Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Alberto Carlos Almeida

Por Alberto Carlos Almeida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Opinião política baseada em fatos
Continua após publicidade

O Centrão quer a prorrogação do auxílio emergencial

O Brasil terá que contrair um déficit fiscal monumental. O benefício dele será o salvamento de vidas, os políticos pensam assim

Por Alberto Carlos Almeida 7 Maio 2020, 08h18

Bolsonaro parece estar abraçando o Centrão em seu governo. É preciso ainda aguardar duas ou três semanas para nos certificarmos de que as negociações e distribuições de cargos chegarão a um final feliz. O mesmo Centrão que ora entra no governo pela porta da frente também demanda a prorrogação do auxílio emergencial de 600 reais por mês.

Os cálculos mais precisos estimar que o auxílio de três meses custará até 2% do PIB ou 140 bilhões de reais. A prorrogação por mais três meses resultará em dobrar estes números. É possível que a despesa final fique um pouco menor em função do esforço que o Governo Bolsonaro vem realizando em restringir o acesso ao auxílio.

A pressão hoje é imensa para que não apenas haja prorrogação, mas para que as regras de acesso sejam flexibilizadas. Atualmente, quem teve o CPF invalidado por não ter comparecido em eleições não pode receber os 600 reais. Os deputados de todas as colorações partidárias já se movimentam para que restrições como esta sejam derrubadas.

A pandemia mudou o mundo em direções nunca imaginadas. Pelo menos por um período não haverá como fugir de um déficit fiscal imenso. É a política que manda, e os políticos são representantes do povo. O eleitorado quer não morrer precocemente por causa de um vírus, e ter os meios financeiros para viabilizar esse objetivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.