Namorados: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

A Origem dos Bytes

Por Filipe Vilicic Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Crônicas do mundo tecnológico e ultraconectado de hoje. Por Filipe Vilicic, autor de 'O Clube dos Youtubers' e de 'O Clique de 1 Bilhão de Dólares'.

O banco digital Nubank lança programa de pontos. Um antigo desejo de sua clientela jovem

O brasileiro Nubank tem ganho força como um “banco alternativo”, que não cobra anuidade pelo cartão de crédito e cujas operações sempre se dão online, principalmente por meio de um aplicativo. Uma das críticas de clientes, porém, era a falta de um programa de fidelidade, de acumulação de pontos, para fazer frente à concorrência dos […]

Por Filipe Vilicic Atualizado em 30 jul 2020, 21h53 - Publicado em 11 set 2016, 12h02

O brasileiro Nubank tem ganho força como um “banco alternativo”, que não cobra anuidade pelo cartão de crédito e cujas operações sempre se dão online, principalmente por meio de um aplicativo. Uma das críticas de clientes, porém, era a falta de um programa de fidelidade, de acumulação de pontos, para fazer frente à concorrência dos “bancos tradicionais”. Pois, amanhã, o Nubank estreará uma iniciativa do tipo.

No programa do Nubank, os pontos serão contabilizados a partir dos gastos em reais, não em dólares, como é de costume. Com as “milhas” dará para comprar passagens, reservar quartos em hotéis e, para fazer jus à pegada moderna do banco, gastar com Netflix, Spotify e Uber. Entretanto, nada de listas de produtos variados, como é com cartões de outras instituições financeiras. “Queremos oferecer menos coisas, mas serviços que o usuário realmente necessita. Quem precisa comprar um conjunto de facas com os pontos do cartão?”, questiona Cristina Junqueira, fundadora da empresa, em entrevista à repórter Talissa Monteiro.

Até agora, a proposta moderna do Nubank já atraiu 5 milhões de clientes, sendo a maioria de jovens – 80% deles têm menos de 36 anos. A companhia afirma que a criação de um programa de pontos era a mudança mais pedida por esse público. Contudo, a novidade começará ainda em “beta”, em teste por 1500 pessoas. E o Nubank ainda não sabe como (e se) cobrará, de membros futuros, pela entrada no programa.

(Em tempo: será que isso indica o fim das tarifas zero do Nubank? A ver)

Para um banco que visa ser contemporâneo, plenamente digital, e uma opção diferente ao que já existe por aí, há ainda outro desafio. É possível continuar com esse perfil frente a demandas tão anos 90 quanto a de poder acumular “milhas” no cartão? Ou esses desejos mais, digamos, “tradicionais”, podem ser bem ajustados a esse clima de startup, sites, bancos completamente digitais, do século XXI?

Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.