Vulcão equatoriano libera material incandescente
Autoridades pediram para que população deixe região próxima ao Tungurahua

O vulcão Tungurahua, localizado próximo a Quito, capital do Equador, continua liberando material incandescente depois de ter entrado novamente em erupção no domingo. As autoridades pediram que a população deixe as zonas de alto risco.
Nos arredores do Tungurahua se encontram vários povoados, como o turístico Baños, cujos 15.000 habitantes foram evacuados à força em 1999, quando se iniciou a erupção, e só puderam voltar para casa um ano depois.
Em dezembro de 2010, as autoridades já haviam decretado um alerta ante uma reativação do Tungurahua (“Garganta de fogo” em quíchua).
Segundo o Instituto de Geofísica do Equador, desde domingo, colunas de cinzas estão criando nuvens de gás e rochas superquentes estão descendo a partir do topo do vulcão. Aos poucos, a lava também está se acumulando, afirma o Instituto.
TUNGURAHUA
O vulcão de 5.023 metros de altura está próximo a uma área pouco povoada, a 135 quilômetros da capital do Equador, Quito. Está ativo desde 1999.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.