Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Robô-guepardo’ bate recorde de velocidade

O 'Cheetah', da Boston Dynamics, conseguiu correr a quase 30 km/h, se tornando o robô com pernas mais veloz do mundo

Um robô desenvolvido pela empresa de robótica Boston Dynamics alcançou um novo recorde de velocidade para máquinas com ‘pernas’: aproximadamente 29 quilômetros por hora. O teste foi feito em uma esteira de laboratório em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Saiba mais

BOSTON DYNAMICS

A empresa de engenharia robótica americana, que se tornou independente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1992, é especializada em desenvolver robôs ágeis e dotados de pernas. Atualmente, é responsável pelo projeto de um robô militar de quatro pernas, nomeado de BigDog (veja no vídeo abaixo) e encomendado pela DARPA (agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), que conseguirá carregar até 130 quilogramas em suas costas, além de caminhar em qualquer terreno, inclusive no gelo.

http:http://www.youtube.com/embed/cNZPRsrwumQ

O robô recebeu o nome de Cheetah, o mesmo do felino conhecido no Brasil como guepardo (Acinonyx jubatus), o mais veloz entre os animais terrestres.

O recorde anterior de velocidade para robôs com pernas havia sido alcançado em 1989, por um robô bípede no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ele havia alcançado aproximadamente 21 quilômetros por hora.

O desenvolvimento do ‘robô-guepardo’ foi financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, a DARPA, subordinada ao Departamento de Defesa do governo americano, como parte de um projeto que visa a realizar avanços teóricos e experimentais na robótica.

Segundo Dr. Alfred Rizzi, chefe de robótica da Boston Dynamics, o objetivo é testar o Cheetah fora do laboratório, em campo aberto, e fazer com que ele corra ainda mais rápido. “Nós queremos entender os limites para robôs de rápido movimento.”

Assista abaixo ao robô em ação:

http:http://www.youtube.com/embed/83ULlgpT1UQ