Risco de coágulo é até dez vezes maior com Covid do que com vacina
Cientistas de Oxford apontam ainda que chance de ter a condição após infecção pelo coronavírus é cem vezes maior do que entre a população geral
Um novo estudo da Universidade de Oxford indicou que a chance de uma pessoa desenvolver um tipo raro de coágulo é de oito a dez vezes maior após contrair Covid-19 do que depois de receber a vacina coontra a doença. Além disso, o risco da formação de um coágulo desse tipo depois da doença é aproximadamente cem vezes maior do que a média da população.
A pesquisa ainda precisa ser revisada por outros pesquisadores, e não foi publicada em revista científica. A forma de coagulação escolhida para análise foi a trombose venosa cerebral, registrada em seis pacientes entre os quase sete milhões que foram inoculados com o imunizante da Johnson e também por pacientes inoculados com a vacina da AstraZeneca, em maior número.
Mais de meio milhão de pessoas com Covid-19 participaram do estudo. Naqueles que foram vacinados com o produto da Pfizer ou da Moderna, o coágulo foi constatado em quatro a cada um milhão de pessoas; com a vacina da AstraZeneca, foram cinco.
Como resultado, os cientistas concluíram que a Covid-19 aumenta significativamente o risco para esse tipo de trombose, apenas um dos problemas de coagulação causados pelo coronavírus. Além disso, “o risco em pacientes com Covid-19 é maior do que vemos naqueles que foram vacinados, inclusive os menores de 30 anos, algo que deveria ser levado em conta quando balancearmos os riscos e os benefícios da vacina”, afirmou Paul Harrison, professor de psiquiatria e chefe do Grupo de Neurobiologia Translacional de Oxford, um dos responsáveis pelo levantamento.
Assim, levando em conta apenas esta pesquisa, parece claro que, se a chance da formação de coágulos desse tipo em decorrência da doença é muito maior do que a probabilidade de formá-los por causa da vacina, não faz sentido deixar de ser imunizado com receio dessa espécie de trombose.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O desabafo de Paula Braun após separação de Mateus Solano







