Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quer parecer dominador e agressivo? Use vermelho

Estudo feito por pesquisadores ingleses revela que homens vestidos com a cor passam a imagem de hostilidade, uma percepção que pode ter origem evolutiva

Uma gravata vermelha é mais que um sinal de poder. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Durham, na Inglaterra, homens que usam a cor passam a imagem de agressivos, dominadores e raivosos. O estudo, publicado na última semana na revista Biology Letters, revela que a percepção pode ter origem evolutiva, pois a cor é associada à hostilidade em animais.

Pesquisas dos últimos anos haviam mostrado que a cor está ligada a nossas emoções mais primitivas e, em muitas culturas, representa paixão e perigo. A simples aparição do vermelho em provas ou exames causa ansiedade e tensão nos candidatos, piorando o desempenho. Por esse poder da cor, algumas equipes esportivas até usam o tom em uniformes e bandeiras para desestabilizar oponentes. O vermelho ainda é visto pelo sexo oposto como signo de poder e, consequentemente, torna (em teoria, é claro) homens e mulheres mais atraentes.

No entanto, é a primeira vez que uma pesquisa científica mostra que a cor está diretamente relacionada a características como agressividade e dominância. “Sabemos que tem efeito no cérebro humano. Isso está em nossa cultura, como usar a ‘gravata do poder’ (vermelha, evidente) nos negócios ou pressionar o alerta vermelho”, diz a antropóloga Diana Wiedemann, uma das autoras do estudo. “Mas devemos pensar com cuidado na hora de usar a cor em situações sociais. Ser percebido como raivoso pode ser uma desvantagem em várias circunstâncias, como para liderar uma equipe em que o que se espera é conquistar confiança, não medo.”

Leia também:

A nova ciência da inteligência física

Bebês já fazem escolhas morais, diz psicólogo

O estudo – Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores selecionaram 50 homens e 50 mulheres que opinaram sobre fotos de homens usando camisetas de cor azul, vermelha e cinza. Eles davam notas em uma escala de 1 a 7, ligada ao estado emocional que creditavam a quem estava usando a peça de roupa. Mulheres e homens consideraram que as fotos com a camiseta vermelha faziam das pessoas agressivas e raivosas. Os homens também julgaram que o vermelho indicava pessoas dominadoras – as mulheres não perceberam esse traço. Para termos de comparação, as outras cores foram identificadas como “feliz” ou “neutro”, mesmo quando usadas pelos mesmo modelos.

De acordo com os autores da pesquisa, a avaliação é resquício de nossa adaptação evolutiva, pois o vermelho é um sinal característico de agressividade em diversas espécies de animais. A cor é usada na disputa de machos pelas fêmeas e também em situações de confronto. É por isso que, quando estamos bravos, ficamos com o rosto e os olhos vermelhos. “O tom funciona como uma ‘dica natural’ para prever a propensão à agressividade “, definiu o estudo.

(Da redação)