Por que tartarugas-marinhas comem canudos?
Novo estudo oferece mais uma possível razão pela qual tantos animais marinhos são mortos pela poluição plástica
Um estudo publicado no último dia 9 no periódico científico Current Biology encontrou um fator que pode ajudar a explicar a aparente atração de tartarugas-marinhas por sacolas e canudos de plástico. Já se especulava que a movimentação desses itens debaixo d’água se assemelhasse ao de águas-vivas, e outros animais, atraindo as tartarugas. Contudo, a nova pesquisa constatou que o cheiro do plástico também pode enganar esses répteis.
Os experimentos foram feitos com 15 tartarugas-marinhas criadas em cativeiro. Os cientistas colocaram odores artificiais acima do tanque das tartarugas e gravaram suas reações com câmeras.
Como resultado da análise das filmagens, os pesquisadores perceberam que os animais reagiam aos odores de plástico da mesma forma que reagiam aos aromas de alimentos, como peixes e camarões. Quando voltavam à superfície, as tartarugas permaneciam emersas por três vezes mais tempo do que a média quando cheiravam plástico.
A esperança dos cientistas é de que a descoberta ajude na compreensão dos hábitos das tartarugas-marinhas em relação ao plástico e, futuramente, a diminuir o número de mortes de animais marinhos causadas por esse tipo de poluição.
Mega da Virada: de onde saíram os seis bilhetes vencedores, incluindo as apostas via internet
Trump desafia médicos, minimiza sinais da idade e transforma sua saúde em questão política
Ex-mulher de Roberto Carlos defende cantor após críticas
Estados Unidos atacam a Venezuela, e Trump afirma que Maduro foi capturado
Presidente da Bolívia assina decreto para governar a distância em meio a disputa com o vice







