Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pesquisa: Vacinação no Brasil evitou pelo menos 43 mil mortes em 2021

Trabalho corrobora estudos como o de Serrana, em São Paulo, onde a imunização de toda a população fez cair em 95% as mortes por Covid-19

Por Sabrina Brito 18 jun 2021, 17h07

Um novo estudo, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Harvard (EUA), revelou que, no Brasil, a imunização contra a Covid-19 evitou a morte de mais de 43 mil pessoas só em 2021.

Segundo o levantamento, no mês de janeiro, as mortes causadas pelo coronavírus entre pessoas de 70 anos ou mais representavam 25% do total. Em maio, para indivíduos entre 70 e 79 anos, o número caiu para 16%; para os maiores de 80, a queda foi ainda maior, para 12,4%. O estudo defende que, se não fosse pela vacinação, o Brasil já teria ultrapassado as 530 mil mortes por Covid-19.

A pesquisa serve como prova da eficiência dos imunizantes CoronaVac e Astrazeneca, que são aplicados em maior quantidade no país. De acordo com o estudo, 94% dos idosos de 70 anos ou mais já receberam ao menos a primeira dose da vacina.

Os resultados corroboram as descobertas de outros experimentos, como aquele realizado na cidade paulista de Serrana, que comprovou a capacidade da CoronaVac de reduzir em até 86% das internações e em 95% as mortes decorrentes da infecção pelo coronavírus. O levantamento deve ser atualizado em alguns meses, abrangendo a análise dos impactos da imunização ao longo de mais tempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.