Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Pela primeira vez, Nasa identifica possível planeta fora da Via Láctea

Até agora, somente haviam sido encontrados planetas na mesma galáxia que a Terra

Por Sabrina Brito 26 out 2021, 16h54

Por meio de um telescópio do Observatório de raios-X Chandra, em órbita desde 1999, astrônomos identificaram aquele que pode ser o primeiro planeta já registrado em uma galáxia além da Via Láctea. Acredita-se que o exoplaneta (nome dado a planetas que não fazem parte do nosso Sistema Solar) esteja na galáxia chamada M51, a cerca de 28 milhões de anos-luz da Terra.

Embora ainda não tenhamos muitas informações sobre o possível planeta misterioso, estima-se que ele seja aproximadamente do tamanho de Saturno, mas está duas vezes mais longe de seu sol do que Saturno está do nosso.

Os pesquisadores notaram o planeta quando este passou em frente a uma estrela e bloqueou parte de sua luz, sinalizando sua existência. Segundo os cientistas, pode levar cerca de setenta anos para que o planeta seja visível novamente.

Até hoje, mais de quatro mil exoplanetas já foram registrados por astrônomos. Entretanto, todos eles ficam na Via Láctea, situados a aproximadamente três mil anos-luz da Terra (muito menos do que a galáxia M51).

Continua após a publicidade

Publicidade