Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nave russa se desintegra ao entrar na atmosfera

A Agência Espacial Russa confirmou que o cargueiro não tripulado Progress M-27 M não resistiu à reentrada, que aconteceu sobre o Oceano Pacífico

A espaçonave russa não tripulada Progress M-27 M se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre na madrugada, informou a Agência Espacial Russa (Roscosmos) na madrugada desta sexta-feira. O cargueiro espacial foi lançado no Cazaquistão em 28 de abril com destino à Agência Espacial Internacional (ISS), mas os operadores perderam o contato com a nave, que passou a vagar sem controle pela órbita da Terra.

A reentrada da nave aconteceu sobre o Oceano Pacífico e a agência russa espera que apenas alguns pequenos fragmentos caiam no mar. “A nave Progress M-27M deixou de existir às 05h04 de Moscou (23h04 Brasília de quinta) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do Pacífico”, disse a Roscosmos em um comunicado.

A Progress M-27 M levava mais de 3 toneladas em oxigênio, comida, roupa e combustível para os astronautas na ISS. Mesmo sem esses suprimentos eles conseguirão se manter por mais alguns meses, quando deve ser enviado um novo carregamento.

(Da redação)