Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Nasa lança com sucesso missão que buscará sinais de vida em lua de Júpiter

Esse é o segundo lançamento para os satélites jovianos desde 2023

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2024, 15h07 - Publicado em 14 out 2024, 15h02

Europa, uma das 95 luas de Júpiter, é uma das principais candidatas a ter vida no sistema solar. Para investigar essa possibilidade, a Nasa lançou, nesta segunda-feira, 14, a missão Europa Clipper.

À bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a sonda partiu do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida. Ela deve viajar cerca de três milhões de quilômetros, ao longo de cinco anos e meio para chegar a Júpiter.

A trajetória, no entanto, será longa. Após a partida, a nave antes passará por Marte e depois pela Terra para pegar o impulso necessário até o maior planeta do sistema solar. Então, por quatro anos, a sonda deverá orbitar o gigante em ciclos que durarão 21 dias.

Ao longo dessas rotações, a Clipper fará várias passagens por Europa, quando seus 9 instrumentos investigarão o satélite em busca de sinais de vida.

Por que investigar Europa?

Com o tamanho muito próximo ao da nossa Lua, Europa é composta por um imenso oceano. Sua camada mais externa, com algo entre 15 e 24 quilômetros, é congelada, mas sob essa superfície há um imenso oceano, de até 180 quilômetros de profundidade.

A presença de água é chave para procurar os ingredientes necessários à vida, mas estudos anteriores já revelaram que essa lua também possui outros elementos importantes, como carbono, hidrogênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Além disso, a gravidade do planeta causa fricção nas rochas de Europa, produzindo calor. “Mundos oceânicos como Europa não são únicos apenas porque podem ser habitáveis, mas podem ser habitáveis ​​hoje”, disse Gina DiBraccio, pesquisadora da Nasa, momentos antes do lançamento.

+Nasa investigará evidências da existência de água em lua de Júpiter

Não por acaso, essa já é a segunda missão para para a lua joviana lançada nos últimos anos. Em abril de 2023, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), deu início a missão Juice, que também deverá investigar Ganimedes e Calisto, outros dois satélites oceânicos de Júpiter.

A missão da Nasa estava previamente agendada para a semana passada, mas foi adiada devido ao furacão Milton.

1 Mês por 4,00