Lobos voltam à Dinamarca após quase 200 anos
Os animais desapareceram do país no século XIX, por causa da caça. Agora, com a presença de uma fêmea confirmada, um nascimento é esperado para a primavera
Grupos de lobos (entre eles, uma fêmea), voltaram a fazer parte da fauna da Dinamarca pela primeira vez em dois séculos, informou nesta quinta-feira um zoólogo que constatou o retorno por meio de testes de DNA. No século XIX, esses animais desapareceram completamente do país, exterminados por caçadores.
“Sabíamos que desde 2012 alguns lobos tinham entrado na Dinamarca. Agora temos a prova de que há uma fêmea”, e existe a possibilidade de que ocorra algum nascimento nesta primavera, contou o pesquisador da Universidade de Aarhus Peter Sunde. Esses animais vieram da Alemanha para se instalar no oeste da Dinamarca, a região agrícola com a menor densidade populacional do país escandinavo.
“Eles percorreram um longo caminho, mais de 500 quilômetros. Acreditamos que são espécies jovens rejeitadas por suas famílias que buscam novos terrenos de caça”, explicou o pesquisador. Isso foi comprovado por meio de uma análise de DNA proveniente das pegadas dos animais, além de vídeos feitos em locais onde se suspeitava que havia a presença de lobos.
Os cientistas estabeleceram o perfil genético de cinco indivíduos, quatro machos e uma fêmea, mas é possível que haja mais exemplares. A localização é mantida em segredo para não atrair possíveis caçadores. “O lobo é um animal cuja caça não é autorizada, e por isso devemos protegê-lo”, informou o diretor da Agência de Meio Ambiente, Henrik Hagen Olesen.
Em outros países nórdicos, nos quais os animais possuem uma população mais expressiva, a caça aos lobos também é objeto de grandes discussões entre habitantes, pecuaristas, caçadores, governos, União Europeia e defensores dos animais selvagens.
(Com AFP)