Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

James Cameron viajará ao lugar mais profundo do oceano

O cineasta, de 57 anos, que já realizou 72 imersões em submarinos, 12 das quais para rodar o filme "Titanic", estará a bordo do Deepsea Challenge

O diretor canadense de “Titanic” e “Avatar”, James Cameron, poderá submergir neste fim de semana nas águas do Pacífico a bordo de um submarino a mais de 11 quilômetros de profundidade, no lugar considerado o mais profundo do oceano. Segundo a National Geographic, que conduz a expedição, o cineasta deixou o atol de Ulithi na manhã deste sábado para navegar na Fossa das Marianas.

“Se o mar continuar tranquilo” a imersão poderá ocorrer neste fim de semana, informou a National Geographic News, completando que o submarino já submergiu com sucesso nessas águas na sexta-feira, sem pessoas a bordo. O cineasta tentará se tornar o primeiro homem a alcançar em 50 anos essas profundidades “para conhecer melhor e compreender uma região amplamente desconhecida do planeta”.

O mar por J. Cameron por afpportugues

Cameron, de 57 anos, que já realizou 72 imersões em submarinos, 12 das quais para rodar o filme “Titanic”, estará a bordo do minisubmarino Deepsea Challenge, de oito metros de largura, dotado de tecnologias sofisticadas que lhe permite resistir a grandes pressões. O objetivo da expedição é conseguir imagens – filmadas por meio de potentes projetores – de espécies para serem estudadas em biologia marinha, astrobiologia, geologia marinha e geofísica.

Em 23 de janeiro de 1960, duas pessoas – o tenente da Marinha americana Don Walsh e o oceanógrafo suíço Jacques Piccard – submergiram no buque de guerra americano Trieste e atingiram a crosta terrestre. Eles não puderam permanecer por mais de 20 minutos naquela profundidade.

(Com agência France-Presse)