Coração feito com células-tronco é capaz de bater sem ajuda de aparelhos

O órgão foi regenerado a partir de células-tronco humanas colocadas na estrutura do coração de um camundongo. Ele ainda não pode ser usado em transplantes

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h18 - Publicado em 14 ago 2013, 19h51

Pela primeira vez, um coração feito em laboratório a partir de células humanas foi capaz de se contrair e apresentar batimento. Cientistas relataram o avanço em um estudo publicado nesta terça-feira, no periódico científico Nature Communications.

Título original: Repopulation of decellularized mouse heart with human induced pluripotent stem cell-derived cardiovascular progenitor cells

Onde foi divulgada: periódico Nature Communications

Quem fez: Tung-Ying Lu, Bo Lin, Jong Kim, Mara Sullivan, Kimimasa Tobita, Guy Salama e Lei Yang

Instituição: Universidade de Pittsburgh, EUA, e outras

Resultado: Um coração feito com células-tronco pluripotentes induzidas, obtidas a partir de células humanas da pele, e uma estrutura tridimensional resultante de um coração de camundongo que teve todas as células removidas apresentou batimento espontâneo em laboratório.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, criou o coração usando células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), que são obtidas a partir de células humanas da pele e podem se transformar em qualquer tipo de célula, e uma estrutura tridimensional resultante de um coração de camundongo que teve todas as células removidas em laboratório.

As células-tronco pluripotentes foram tratadas em laboratório para se diferenciarem em células cardíacas progenitoras multipotentes (MCP), capazes de originar diferentes tipos de células que formam o coração. “Ninguém tinha tentado utilizar essas células para regeneração cardíaca antes. Nós descobrimos que a matriz extracelular do coração – material a partir do qual é feita a estrutura do coração – emite sinais que guiam as células MCP para que elas se tornem as células especializadas que são necessárias para o funcionamento correto do coração”, explica Lei Yang, professor de biologia do desenvolvimento na Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, e um dos autores do estudo.

Inseridas na estrutura tridimensional, composta de proteínas e carboidratos aos quais as células aderem, as células cresceram e originaram um músculo cardíaco. Após 20 dias sendo irrigado com sangue, o órgão reconstruído começou a se contrair novamente, a uma taxa de 40 a 50 batimentos por minuto.

Ainda é preciso, porém, encontrar formas para fazer o coração se contrair forte o suficiente para bombear sangue de forma eficaz e reconstruir o sistema de condução elétrica do coração – para um adulto, o ritmo cardíaco normal varia entre 60 e 100 batimentos por minuto. “Ainda estamos longe de fazer um coração humano completo. No entanto, nós oferecemos uma nova fonte de células – células MCPs derivadas de iPS – para a futura engenharia de tecido cardíaco”, afirma o pesquisador.