Confira fotos da ‘Lua de Sangue’ ao redor do mundo
Fenômeno acontece por conta de um eclipse lunar total, em que o satélite fica na sombra da Terra

Na madrugada desta sexta-feira 14, a Lua ganhou um tom avermelhado durante o eclipse lunar total. O fenômeno, apelidado de “Lua de Sangue“, pôde ser visto a olho nu por todo o continente americano, por volta das 3h da manhã, horário de Brasília.
Durante o eclipse lunar, o satélite natural fica na sombra da Terra. Num eclipse lunar total, como foi o caso dessa sexta, toda a Lua fica atrás da parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra, região que não recebe nenhuma luminosidade solar direta.
O aspecto avermelhado acontece porque a luz vermelha do Sol não se dissipa tão facilmente na nossa atmosfera como o azul. A luz solar é composta por diversas cores, com propriedades físicas diferentes. A cor azul se dissipa facilmente na atmosfera da Terra, então, quando a atinge diretamente durante o dia, colore o céu de azul. No pôr do sol, a luz no horizonte tem mais dificuldade de chegar aos nossos olhos, e apenas do espectro amarelo ao vermelho pode ser visto. No eclipse, o planeta atua como o horizonte, então é como se o pôr do sol se refletisse na Lua.
Confira FOTOS do fenômeno ao redor do mundo:





