Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Concha modificada para servir como instrumento de sopro tem 18 mil anos

Durante uma escavação em 1931, o objeto foi encontrado na caverna de Marsoulas, nos nos Pireneus franceses, junto a pinturas rupestres

Por Da Redação Atualizado em 15 fev 2021, 17h49 - Publicado em 15 fev 2021, 17h45

Após um inventário no Museu de História Natural de Toulouse, na França, que se encontra fechado por causa da pandemia, uma grande concha esquecida por décadas é agora considerada o instrumento de sopro mais antigo conhecido – e ainda funciona. Os pesquisadores que a resgataram estimam que tenha cerca de 18 mil anos. Suas descobertas foram publicadas na semana passada, na publicação científica Science Advances.

Durante uma escavação em 1931, a concha foi encontrada na caverna de Marsoulas, nos nos Pireneus franceses, junto a pinturas rupestres e, a princípio, foi classificada como um copo cerimonial. Recentemente, arqueólogos da Universidade de Toulouse determinaram que o objeto havia sido modificado há milhares de anos para servir como um instrumento de sopro e convidaram um trompista para tocá-lo; ouça.

Os pesquisadores notaram alguns orifícios incomuns na concha. A ponta, por exemplo, foi quebrada, criando um buraco grande o suficiente para que se pudesse soprar nele. A inspeção microscópica revelou que a abertura foi resultado de habilidade deliberada, não de desgaste acidental, de acordo com o estudo.

Ao inserir uma microcâmera no interior da concha, os pesquisadores descobriram que outro orifício havia sido cuidadosamente perfurado na câmara interna. Eles também detectaram traços de pigmento vermelho na boca da concha, formando um padrão decorativo semelhante ao encontrado na parede da caverna de Marsoulas.

As conchas têm sido muito utilizadas nas tradições musicais e cerimoniais, na Grécia antiga, Japão, Índia e Peru. Outro instrumento de concha encontrado antes na Síria tinha cerca de 6 mil anos de idade.

Usando uma réplica 3D, os arqueólogos planejam continuar estudando a gama de notas da concha francesa.