Como foi voo em que Katy Perry cantou ‘What a Wonderful World’ no espaço
A primeira tripulação 100% feminina desde 1963 contou com seis integrantes a bordo do foguete New Shepard

A missão NS-31 levou, na segunda-feira 14, seis mulheres ao espaço no foguete New Shepard da empresa Blue Origin do bilionário Jeff Bezos. Entre as tripulantes, estavam a cantora Katy Perry, a noiva de Bezos, Lauren Sanchez e outras quatro mulheres para um voo que durou cerca de 11 minutos.
A empresa espacial Blue Origin transmitiu a ida do foguete ao espaço e o seu retorno. O New Shepard decolou às 10h30, horário de Brasília, do local de lançamento da empresa no Texas. Em menos de três minutos, a cápsula onde estavam as cinco tripulantes desacoplou do foguete com propulsores, e este voltou a superfície em um pouso vertical.
Katy Perry, cantora; Lauren Sanchez, jornalista e noiva de Bezos; Karianne Flynn, produtora de filmes e filantropa; Aisha Bowe, engenheira aeroespacial e ex-funcionária da Nasa; Amanda Nguyen, pesquisadora de bioastronáutica indicada ao Nobel da Paz; e Gayle King, jornalista e apresentadora de TV formaram a primeira tripulação apenas com mulheres desde a ida solo ao espaço da soviética Valentina Tereshkova em 1963.
Ao atingir passar a linha Karman, a 100 km de altitude do nível do mar, a cápsula ficou por volta de quatro minutos com gravidade zero. As tripulantes então puderam soltar os cintos e flutuar. Katy Perry mostrou uma margarida à câmera que gravava o interior do módulo, uma homenagem a sua filha Daisy, nome da flor em inglês. Aisha Bowe levou uma bandeira do Bahamas e na coletiva de imprensa falou sobre seu avô ser do país caribenho e relembrou que Alan Shepard, primeiro americano a ir ao espaço, pousou no mar do arquipélago em 1961.
Ver essa foto no Instagram
A cantora de sucessos como “Roar” e “Firework” não cantou um de seus hits, e deu voz a “What Wonderful World” de Louis Armstrong enquanto estava no espaço. Logo após voltar ao solo, Katy Perry justificou a escolha na transmissão da Blue Origin: “Eu já cantei essa música outras vezes no passado. Mas não é sobre mim, não é sobre cantar minhas músicas. É sobre o coletivo, sobre nós, sobre abrir espaço para mulheres no futuro. É sobre pertencer, e esse mundo maravilhoso que vemos ali.”
O retorno à superfície terrestre contou com paraquedas para diminuir a velocidade de descida da cápsula que pousou em solo Texano. Familiares e amigos foram receber as novas astronautas, como define a Blue Origin, no local de pouso. Jeff Bezos abriu as portas do módulo para a sua noiva Lauren Sanchez, de volta com as outras mulheres a bordo. A apresentadora Oprah Winfrey também estava por perto para receber sua melhor amiga, Gayle King, e acompanhou a missão ao lado de Orlando Bloom, ator e marido de Katy Perry, e a filha do casal, Daisy. A cantora e a jornalista beijaram o chão ao pisarem para fora da cápsula.

Em coletiva de imprensa após o voo da cápsula tripulada que durou cerca de 11 minutos, as astronautas compartilharam suas experiências. A produtora cinematográfica Kerianne Flynn afirmou ter sentido um “senso de paz”, e descreveu como: “Eu senti que estava assistindo a um filme muito íntimo.” Gayle King revelou que estava com bastante medo antes da missão, mas declarou que “Agora posso fazer qualquer coisa!” A pesquisadora e defensora dos direitos das mulheres, Amanda Nguyen resumiu em poucas palavras o que sentiu: “Que mundo bonito que nós temos.”