Com células-tronco, cientistas fazem cabelo crescer em ratos sem pelos

Estudo publicado nesta terça-feira foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tóquio

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h39 - Publicado em 18 abr 2012, 11h07

Cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram promover o crescimento de cabelo em um rato sem pelos a partir de células-tronco humanas. O estudo, publicado nesta terça-feira na revista Nature Communications, representa uma esperança para resolver problemas de calvície e pode ser também um avanço em pesquisas com células-tronco.

CÉLULAS-TRONCO

Também chamadas de células-mãe, as células-tronco podem se transformar em qualquer um dos tipos de células do corpo humano e dar origens a outros tecidos, como ossos, nervos, músculos e sangue. Dada essa versatilidade, elas vêm sendo testadas na regeneração de tecidos e órgãos de pessoas doentes.

A equipe liderada pelo professor Takashi Tsuji criou folículos, parte da pele que dá origem aos pelos, a partir de células-tronco de seres humanos adultos e os implantou nas costas de ratos sem pelos. O implante gerou crescimento de cabelo na região onde foi colocado. De acordo com os pesquisadores, esse implante criou um novo ciclo capilar, ou seja, mesmo que esses primeiros cabelos caiam, novos vão continuar nascendo.

Geralmente, as células-tronco usadas em pesquisas são retiradas de tecido embrionário. Nesse caso, os pesquisadores viram que era possível criar folículos pilosos a partir de células-tronco de tecido adulto. Para os pesquisadores, esse estudo demonstra o potencial não apenas para o tratamento de regeneração de cabelo, mas também para a criação de órgãos usando células-tronco adultas.

Os cientistas esperam começar pesquisas clínicas em um prazo de três a cinco anos e o tratamento com pacientes deve iniciar em uma década