Com ajuda do filho, físico cria ‘capa de invisibilidade’ barata

Com apenas 150 dólares, americano e seu filho adolescente inventam três sistemas capazes de deixar grandes objetos invisíveis

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h19 - Publicado em 11 jun 2013, 21h33

Um físico americano da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, criou três dispositivos de invisibilidade capazes de ocultar grandes objetos. De acordo com John Howell, criador da “capa de invisibilidade”, o sistema tem baixo custo, é muito simples e eficaz.

O experimento de Howell foi publicado no site Arxiv, um arquivo eletrônico para pesquisas científicas nas áreas da matemática, física, astronomia, ciência da computação, biologia quantitativa e estatística. Para criar os experimentos, Howell teve ajuda do filho Benjamin, de 14 anos de idade – o jovem também assina o estudo.

Pesquisadores criam capa da invisibilidade ultrafina

Cientistas criam protótipo do ‘manto da invisibilidade’

Sistema – Os três sistemas criados pelo físico buscam demonstrar que é possível criar uma capa de invisibilidade barata – e que sirva, inclusive, para objetos grandes. No estudo publicado no Arxiv, Howell explica os pontos fortes e as limitações de sua abordagem.

O primeiro dispositivo é feito com dois recipientes de acrílico em formato de L, ambos cheios de água. O segundo tem quatro lentes que custam apenas três dólares – uma ideia similar ao dispositivo criado por um grupo da Universidade Cornell. Já o terceiro dispositivo, que é familiar a muitos mágicos amadores, é feito com um conjunto de espelhos de baixo custo. O gasto total com os três sistemas foi de 150 dólares.

Sua única ressalva, dizem os autores, é que os dispositivos só funcionam quando o observador está de frente para eles. Essa limitação, no entanto, pode não ser um problema para o uso em satélites orbitando a Terra.

A área de pesquisa tradicional de John Howell é a física quântica. Mas, intrigado por alguns trabalhos sobre invisibilidade feitos recentemente, ele resolveu tentar algo fora do seu campo normal de pesquisa, com a ajuda do filho.