Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Cientistas criam atlas do epigenoma humano

A epigenética determina quando e como, por influências do ambiente, certos genes são ativados nas diferentes células que compõem o organismo

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h06 - Publicado em 19 fev 2015, 18h36

Mais de uma década depois da conclusão do Projeto Genoma, que identificou os mais de 3 bilhões de pares de bases que compõem o conjunto de genes da nossa espécie, cientistas anunciaram o primeiro mapeamento da epigenética humana, que estuda o efeito de influências externas na manifestação dos genes. Um conjunto de 24 estudos sobre o assunto foi publicado na quarta-feira na revista científica Nature e em outros seis periódicos do grupo.

Todas as células no organismo de uma pessoa têm o mesmo conjunto de genes. O que explica que elas realizem funções tão diferentes é a epigenética, o padrão químico que, influenciado por fatores externos, determina quais genes são ativados e desativados em cada tipo de célula. Para os cientistas, o novo mapeamento pode ajudar a entender a origem de enfermidades como câncer, autismo e doenças cardíacas.