Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cientistas anunciam teste com carro para cegos

Pesquisadores da Universidade Virginia Tech, juntamente com a Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos, planejam apresentar em 2011 o protótipo de um carro totalmente adaptado às necessidades dos portadores de deficiências visuais. O objetivo é que o modelo permita a seu proprietário conduzir o automóvel sem qualquer ajuda de terceiros.

O protótipo vai contar um um tipo de recurso conhecido como “interface não visual”. Sensores que registram todos os acontecimentos ao redor do veículo enviarão essas mensagem para o sistema central – e dali, para o condutor. Um exemplo de recurso serão as chamadas luvas vibratórias – que vão alertar o motorista sobre curvas no trajeto.

“Os testes podem mostrar ao público que os cegos possuem as mesmas capacidades de demais pessoas”, explica o presidente Federação, Marc Maurer, segundo reportagem do site de notícias sobre tecnologia TG Daily. O veículo a ser testado será um Ford Escape. Ele será apresentado na pista de corrida de Daytona, na Flórida, em janeiro de 2011.