Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cientista brasileiro batiza novo gênero de aranha com nome da banda Abba

Pedro Castanheira e coautor do estudo, Volker Framenau, ambos da Universidade de Perth, na Austrália, são fãs do grupo sueco

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 fev 2023, 11h41 - Publicado em 28 fev 2023, 09h50

Especialistas em aranhas e fãs da banda Abba, os biólogos Pedro Castanheira e Volker Framenau, da Universidade de Perth, na Austrália, uniram trabalho e diversão em um estudo que durou 15 anos e cujas conclusões foram publicadas recentemente na revista Evolutionary Systematics. No artigo, os cientistas brasileiro e alemão descrevem um novo gênero de aracnídeo, Abba transversa, ao qual incorporaram o nome do grupo pop sueco. Ao longo de suas carreiras, os pesquisadores deram nomes a muitas outras aranhas, incluindo a criação do gênero Socca (latim para o termo em inglês que significa futebol) e duas em homenagem a suas esposas.

Os integrantes do Abba, Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, podem se sentir lisonjeados. No estudo, Castanheira e Framenau relatam que as “músicas e musicais subsequentes da banda, Mamma Mia! (2008) e Mamma Mia – Here We Go Again! (2018), proporcionaram horas de entretenimento para os autores”. A descrição é resultado de mais de uma década de trabalho científico, com os pesquisadores analisando 12.000 registros em museus australianos e coleções no exterior.

O novo gênero é composto por uma única espécie relativamente pequena, justamente a Abba transversa, cujos indivíduos habitam a área costeira de New South Wales e Queensland, na Austrália. Diferencia-se das demais espécies da família Araneidae pela presença de duas manchas escuras no meio do abdome e pelas espessas macrocerdas no primeiro par de patas dos machos.

Indivíduo macho da aranha 'Abba transversa', descrita pelo brasileiro Pedro Castanheira e pelo alemão Volker Framenau
Indivíduo macho da aranha ‘Abba transversa’, descrita pelo brasileiro Pedro Castanheira e pelo alemão Volker Framenau – (Volker Framenau/ Universidade de Perth/Divulgação)

As aranhas da família Araneidae são conhecidas por construir teias orbiculares verticais — organizadas ao redor de eixos radiais — para capturar suas presas. Eles podem ser facilmente identificados pelo padrão ocular, o abdômen sobreposto à carapaça e a genitália complexa. A família possui atualmente 188 gêneros e 3.119 espécies em todo o mundo.

“A descrição de novos táxons é vital para os planos de manejo de conservação para avaliar a biodiversidade e proteger as áreas florestais em toda a Austrália”, diz Castanheira, principal autor do estudo, em comunicado. “Atualmente, 80% das espécies de aranhas australianas são desconhecidas, e muitas das descritas estão extraviadas em diferentes gêneros, como costumava ser a Abba transversa.”

Pedro Castanheira, o biólogo especialista em aranhas que batiza gêneros e espécies em homenagens a pessoas queridas, ídolos e hobbies
Pedro Castanheira, o biólogo especialista em aranhas que batiza gêneros e espécies em homenagens a pessoas queridas, ídolos e hobbies – (Universidade Murdoch/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.