Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Brian May, ex-guitarrista do Queen, sai em defesa dos texugos no Reino Unido

Músico é um astrofísico apaixonado e um defensor dos direitos dos animais

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 15h21 - Publicado em 27 ago 2024, 15h10

Brian May, sim, aquele ex-guitarrista do Queen, também é um astrofísico apaixonado e um defensor dos direitos dos animais. Após abandonar inicialmente seu PhD em astrofísica para seguir a carreira musical, May retornou para concluir seu doutorado em 2007. Desde então, ele tem dedicado esforços para abordar a questão da tuberculose bovina (TB) no Reino Unido, o que levou ao abate de aproximadamente 230.000 texugos desde 2013, em uma tentativa de controlar a doença. O governo gasta mais de 100 milhões de libras anualmente devido à patologia, o que também resulta no abate de mais de 20.000 vacas a cada ano.

+ Páginas Amarelas: “O show vai continuar”, diz Brian May

Com os cientistas Anne Brummer, Robert Reid e Dick Sibley, May conduziu uma extensa pesquisa sobre a disseminação da tuberculose bovina, e desafiou a crença generalizada de que os texugos são os principais responsáveis por esse movimento. Suas descobertas sugerem que a doença é mais provavelmente transmitida entre vacas por meio de ração contaminada. Além disso, eles descobriram que o teste cutâneo comumente usado para detectar TB em gado tem apenas cerca de 50% de precisão, frequentemente resultando em falsos negativos e contribuindo para a disseminação indiscriminada da patologia.

A badger in Dorset UK, foraging on a summers evening.
Um texugo em Dorset, Reino Unido, procurando comida em uma noite de verão – (Peter Burnage/Getty Images)

Defensor dos direitos dos animais

May tem se tornado cada vez mais vocal sobre sua oposição ao abate de texugos, defendendo soluções mais eficazes e humanas, como estratégias aprimoradas de testes e vacinação. Em entrevista à revista Nature, ele enfatizou a importância de aplicar métodos científicos a questões de bem-estar animal e critica o processo de revisão por pares, alertando que o processo pode acabar sendo tendencioso se os revisores compartilharem os mesmos preconceitos.

Junto com seu ativismo, May continua seu trabalho em astrofísica, contribuindo para projetos com a Nasa, a Agência Espacial Europeia e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, usando sua experiência em estereoscopia 3D para aprimorar a exploração de corpos celestes distantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.