Brasil tem quatro universidades entre as dez melhores da América Latina
Universidade de São Paulo é líder na região
Mais uma vez, o Brasil se destaca no ranking regional de universidades. O país tem nove instituições entre as 25 melhores da América Latina e do Caribe e quatro entre as dez mais bem ranqueadas.
Como de costume, a Universidade de São Paulo (USP) se destaca, ocupando o primeiro lugar da lista. Seu principal indicador é o Impacto na Web, mas a Universidade também consegue bons números em equipe com doutorado, reputação entre empregadores e citações por artigo, um importante indicador da relevância da pesquisa produzida por aqui.
Que outras Universidades aparecem no ranking?
Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) também figuram entre as top 4, ocupando 3ª, 5ª e 8ª colocações respectivamente.
E não para por aí. O Brasil foi o país com o maior número de Universidades classificadas no ranking, com 96 das 437 instituições selecionadas. O destaque vai para a produtividade em pesquisa, fator em que o país tem sete dos dez primeiros colocados.
O vice-presidente sênior da QS Quacquarelli Symonds, responsável pelo ranking, vê os números com bons olhos, mas faz ressalvas. “As universidades brasileiras continuam a demonstrar realizações acadêmicas significativas, mas o sucesso a longo prazo depende da diversificação das fontes de financiamento e do aumento da autonomia institucional”, disse Ben Sowter, em comunicado.
Para ele, é importante garantir que as universidades continuem livres de influência política e expandam seus fluxos de financiamento. Adicionalmente, ele também vê como positivos programas de integração regional, que possam aumentar o fluxo entre as instituições próximas, facilitar parcerias e promover financiamentos.
Veja a lista das 10 melhores da América Latina e Caribe
- 1º: Universidade de São Paulo
- 2º: Pontifícia Universidade Católica do Chile
- 3º: Universidade Estadual de Campinas
- 4º: Tecnológico de Monterrey
- 5º: Universidade Federal do Rio de Janeiro
- 6º: Universidade do Chile
- 7º Universidade de Los Andes
- 8º Universidade Estadual Paulista
- 9º Universidade Nacional Autônoma do México
- 10º: Universidade de Buenos Aires