Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boeing entrega primeiro 787 ‘Dreamliner’ à aérea japonesa

A construtora de aeronaves Boeing entregou na segunda-feira à companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) seu primeiro novo avião de longa distância 787 “Dreamliner”, com mais de três anos de atraso em relação ao calendário inicial.

“Por favor, cuidem bem dele, estamos orgulhosos”, disse o diretor-geral de aviação comercial da Boeing, Jim Albaugh, ao entregar uma enorme chave metálica, semelhante à chave de um castelo, ao diretor-geral da ANA, Shinichiro Ito.

A ANA foi a primeira aérea a encomendar o modelo 787 em abril de 2004, cujo primeiro avião deveria ter recebido em 2008, a tempo de transportar os espectadores japoneses aos Jogos Olímpicos de Pequim, mas as entregas foram atrasadas por problemas de produção.

O Boeing 787 representa uma aposta industrial para a Boeing: o construtor assegura que o aparelho consome 20% menos combustível que os aviões de sua categoria, graças à ampla utilização de materiais compostos, que representam mais da metade do peso da aeronave, uma façanha para um grande construtor.