Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boeing entrega 1º jato com nova tecnologia desde 1995

Avião consome 20% menos combustível que aeronaves da sua categoria e usa em sua composição principalmente plástico, em vez de alumínio

A construtora de aeronaves Boeing entregou nesta segunda-feira à companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) seu novo avião de longa distância, o 787 “Dreamliner”, com mais de três anos de atraso em relação ao calendário inicial. É o primeiro avião com tecnologia nova que a Boeing entrega desde o 777, em 1995.

Leia mais:

Leia mais: A impressionante diferença de ruído entre os Boeings 707 e os novíssimos 787

Entre suas principais mudanças em relação às outras aeronaves está o rendimento: o 787 “Dreamliner” consome 20% menos combustível que os aviões de sua categoria. Isso acontece graças à ampla utilização de materiais compostos, que representam mais da metade do peso da aeronave. O avião é feito principalmente de material plástico em vez de alumínio.

“Por favor, cuidem bem dele, estamos orgulhosos”, disse o diretor-geral de aviação comercial da Boeing, Jim Albaugh, ao entregar uma enorme chave metálica ao diretor-geral da ANA, Shinichiro Ito.

A ANA foi a primeira companhia aérea a encomendar o modelo 787 em abril de 2004. O primeiro avião deveria ter sido entregue em 2008, a tempo de transportar os espectadores japoneses aos Jogos Olímpicos de Pequim, mas a encomenda sofre com atrasos na produção.

Vídeo abaixo mostra inspeção de dez horas atrás de possíveis falhas no avião:

Com Agência Estado e France-Presse