Aumenta mistério sobre monumento submerso no Pacífico
Sem conseguir definir se é uma obra dos homens ou formação natural, agora cientistas dizem se tratar da construção mais antiga do mundo

A história começa próximo às Ilhas de Ryukyu, no Japão, mais especificamente a 25 metros de profundidade, em 1986, quando mergulhadores encontram uma estrutura similar a uma escadaria, que remete a uma arquitetura monumental. A descoberta levou a uma polêmica que se arrasta: a estrutura seria uma obra do homem ou surgiu ali naturalmente? A simetria dos degraus fez com que muitos pesquisadores acreditassem que se trata de uma pirâmide. O local ganhou o apelido de “Atlântida do Japão”.
Batizada de Monumento Yonaguni, a estrutura tem 50 metros de comprimento e 20 de largura, com formas que de fato lembram uma pirâmide. Entre os mergulhadores de 1986, estava Kiachiro Aratake, diretor da Associação de Turismo de Yonaguni-Cho. Na época, ele caiu na água para visualizar tubarões-martelo, mas se deparou com a construção, que não acredita ser natural, “por causa de uma escada em espiral”, como afirmou, que existe no local. Conhecida hoje como Monumento Yonaguni, a obra se transformou uma das formações subaquáticas mais intrigantes do mundo.
Recentemente uma pesquisa conduzida pelo geólogo japonês Masaaki Kimura, da Universidade de Ryukiu, sugere que se trata do monumento mais antigo do mundo, da Era do Gelo, portanto, levantado há mais de 10 mil anos. A construção seria anterior às pirâmides, egípcias. Também seria mais velha que o monumento de Stonehenge, no Reino Unido, que é um conjunto de estruturas rochosas que chegam até 5 metros de altura, que pesam 50 toneladas. O enigma ganhou mais notoriedade, depois que foi tema de discussão do popular podcast The Joe Rogan Experience, nos EUA. Depois do programa, a região passou a ser disputada por mergulhadores curiosos. Como não existe um fechamento entre a comunidade científica, o enigma sobre a origem e o período que surgiu continuam um mistério, aberto para ser desvendado ou virar uma lenda dos mares.