Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Astrônomos identificam e descrevem galáxia semelhante à Via Láctea

Imagens da Rebels-25 exibem uma forte rotação e um formato de disco estruturado parecido com a estrutura cósmica na qual reside o sistema solar

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 out 2024, 11h22 - Publicado em 7 out 2024, 11h00

As lentes do poderoso Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma), no Chile, capturaram a imagem de uma galáxia muito parecida com a Via Láctea. Batizada Rebels-25 pelos astrônomos que a identificaram, ela está sendo vista como era quando o universo tinha apenas 700 milhões de anos, o que é apenas cerca de 5% de sua idade atual — aproximadamente 13,8 bilhões de anos. As descobertas são surpreendentes porque, de acordo com as teorias existentes, esperava-se que fossem mais caóticas e irregulares em estrutura.

Graças aos recursos do Alma, que faz parte do Eusopean Southern Observatory (ESO), os astrônomos conseguiram analisar a rotação e a estrutura da Rebels-25 com clareza. “De acordo com nossa compreensão da formação de galáxias, esperamos que a maioria das primitivas [formadas logo após o Biga Bang] sejam pequenas e tenham uma aparência desordenada”, diz Jacqueline Hodge, astrônoma da Universidade de Leiden e coautora do estudo.

Universo primitivo

O estudo, publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, detalha como Rebels-25 exibe uma forte rotação e um formato de disco estruturado semelhante ao da Via Láctea. “Ver uma galáxia com tais semelhanças com a nossa Via Láctea, que é fortemente dominada pela rotação, desafia a nossa compreensão da rapidez com que as galáxias do universo primitivo evoluem para as galáxias ordenadas do cosmos atual”, diz Lucie Rowland, uma estudante de doutorado na Universidade de Leiden e autora principal do estudo.

Detectada em observações anteriores, Rebels-25 mostrou sinais de rotação, mas exigiu estudos de acompanhamento com maior resolução para confirmar suas características. Os dados também sugeriram que a galáxia pode ter características mais desenvolvidas, semelhantes às encontradas na Via Láctea, incluindo uma barra central alongada e potenciais braços espirais, embora observações adicionais sejam necessárias.

This image of the galaxy REBELS-25 was taken by the Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), an international facility co-owned by ESO. It shows how cold gas is distributed in the galaxy, and exhibits hints of an elongated bar structure at its centre.
O gás frio é distribuído na galáxia Renels-25 dá indícios de uma estrutura de barra alongada em seu centro – (ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Rowland et al./Divulgação)

As implicações dessa descoberta vão além de apenas entender uma galáxia; ela pode remodelar nosso conhecimento da sua formação e evolução inicial no universo. Novos estudos futuros podem fornecer ideias sobre como fizeram a transição de suas origens caóticas para as formas mais estruturadas observadas hoje. À medida que os pesquisadores continuam a explorar essas estruturas cósmicas, eles esperam desvendar mais sobre os processos que moldaram nosso universo em sua infância.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.