Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Astronautas acordam para consertar nova falha no Atlantis

Depois de um dia folga, tripulantes do ônibus espacial enfrentam 2º problema

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h05 - Publicado em 15 jul 2011, 11h28

A última tripulação do Atlantis e da era de ônibus espaciais americanos tirou a quinta-feira de folga. Mas o descanso durou pouco. Uma hora e meia depois de terem ido dormir, o centro de controle na Terra acordou os astronautas para avisar que um computador estava estragado na espaçonave. Os especialistas foram avisados: teriam que resolver o problema nesta sexta-feira.

Esta é a segunda falha identificada no computador durante a última missão dos ônibus espaciais. No domingo, outro problema ocorreu logo antes de a espaçonave se acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS). Na segunda-feira pela manhã, a máquina voltou a funcionar depois que um novo programa foi instalado.

A rede de computadores a bordo do Atlantis é responsável pela redundância necessária durante as partes mais críticas da missão. Ela será de extrema importância durante o retorno do ônibus à Terra na próxima semana. Durante a tarde desta sexta-feira, os dez astronautas a bordo da ISS terão mais um tempo de folga para conversar com o presidente Barack Obama. O Atlantis deixará a ISS na terça e chegará à Terra na quinta-feira.

Publicidade