Os últimos momentos de família diante da erupção de vulcão em Pompeia
Estudo foi publicado em abril no E-Journal of the Pompeii Excavations.

Os arqueólogos descobriram que uma família empurrou os móveis de uma casa contra uma porta para tentar se proteger de uma erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C na cidade romana de Pompeia. O vulcão expeliu gases letais, cinzas quentes e matou lentamente a maior parte da população da cidade à época, segundo pesquisa publicada em abril no E-Journal of the Pompeii Excavations. As evidências revelam que ao menos quatro pessoas tentaram se proteger da erupção do vulcão nesta casa.
“Escavar e visitar Pompeia significa confrontar-se com a beleza da arte, mas também com a precariedade de nossas vidas”, disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, em comunicado. Os arqueólogos fizeram a descoberta enquanto investigavam a Casa de Hele e Frixo.
Pequenos fragmentos de detritos vulcânicos provavelmente caíram como chuva e fizeram a família ir para o quarto e o bloquear a passagem com uma cama para se proteger. “A chegada da primeira nuvem piroclástica que entrou na antiga cidade ou o colapso de partes dos andares superiores pode ter causado a morte das quatro vítimas”, diz o estudo. As quatro pessoas provavelmente afastaram a cama e tentaram fugir já que as nuvens tóxicas causaram uma avalanche escaldante e rápida de detritos que preencheu a casa.